quarta-feira, 5 de abril de 2017

A difícil busca por assistência: em Caratinga, paciente passa por triagem dentro de ambulância e volta para casa

imageA reportagem mostrando as dificuldades vivenciadas por Denisio José dos Santos, de 40 anos, foi divulgada nos telejornais do Super Canal.

 

O lavrador, morador da zona rural de Sapucaia, está acamado após diversas complicações em seu quadro de saúde e encontra dificuldades para conseguir o benefício da aposentadoria e/ou auxílio doença.

Denisio também está com diversos ferimentos pelo corpo, um deles mais grave e profundo nas costas. Após a veiculação da matéria, o lavrador foi encaminhado à Policlínica municipal na manhã dessa segunda-feira (3) por profissionais de um PSF do distrito de Sapucaia para uma avaliação do seu quadro de saúde. A princípio, os funcionários não estavam cientes deste encaminhamento.

“Olha, eu não tinha conhecimento não, hoje chegou aqui foi até surpresa para mim. Eu fui até no carro e vi as condições do rapaz; na policlínica não tinha como ser atendido. Nós não negamos, em momento nenhum, atendimento dele não. No CASU tem o atendimento adequado para Denisio, porque ele tem feridas, precisa de um psiquiatra, psicólogo e de um neurologista”, disse Rosélia Batista Gomes, coordenadora da Policlínica.

Conforme flagrado pelo jornalismo do SC, o paciente foi atendido dentro da ambulância, na porta da unidade de saúde. A fisioterapeuta Carlana Alves foi a responsável pela avaliação.

“O paciente apresenta escaras, dificuldades de respirar e fadigado. Hoje ele se encontra em um estado bem crítico, mas com os profissionais adequados eu confio em uma recuperação para ele”, relatou a fisioterapeuta, Carlana Alves Santiago.

Carlos Amerindo dos Santos realizou o acompanhamento de seu irmão durante toda a avaliação realizada pelos profissionais da policlínica. Ele espera que Denisio receba o atendimento e tratamento necessário da Secretaria de Saúde Municipal.

“A coordenadora da policlínica disse que está responsável a partir de hoje, para estar tomando a iniciativa sobre o encaminhamento do meu irmão para o CASU e nós não vamos sossegar enquanto isso não estiver resolvido. Que não fique igual político, só trata e não cumpre, eu quero que seja tratado e cumprido”.

Apesar da gravidade do quadro de saúde constatada pelos profissionais da Policlínica nesta primeira avaliação, Denisio voltou para casa na mesma ambulância. A expectativa é de que nesta quarta-feira ele consiga um encaminhamento para o CASU. Durante toda a segunda-feira, nossa equipe tentou contato telefônico por inúmeras vezes com o INSS para cobrar respostas sobre a situação de Denisio, porém sem sucesso. Estamos aguardando um parecer.

Com informações da TV Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.