sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Vacinação contra a febre amarela: o que você precisa saber e fazer

imageNa última semana, nossa região se descobriu alvo de Febre Amarela. Isto porque cinco pessoas que residiam entre as cidades de Caratinga, Imbé de Minas e Ubaporanga, morreram com sintomas da doença.

 

Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais vem suprindo de vacinas os municípios vulneráveis, para que haja vacinação em massa da população.

image

image

O que você precisa saber:

Raul Soares não está na área de risco. Ou seja, na área onde foram encontradas pessoas com suspeita de Febre Amarela.

Nosso município pertence à área que faz limite com as regiões afetadas. Dai a importância de vacinação. Todos serão vacinados.

Quem precisa se vacinar?

Crianças entre 6 e 9 meses de idade

Em situação de suspeita de surto de febre amarela, uma dose deve ser administrada aos seis meses de idade, NÃO sendo considerada válida para rotina, devendo ser mantido o esquema vacinal aos nove meses e aos quatro anos de idade. Observar o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

** Em crianças menores de dois anos de idade não vacinadas contra a febre amarela, NÃO administrar as vacinas TRÍPLICE VIRAL ou TETRA VIRAL simultaneamente com a vacina febre amarela. O intervalo entre as vacinas é de 30 dias. Em situações de surto, este prazo pode ser reduzido para 15 dias.

Nutrizes ou lactantes:

- Em caso de mulheres que estejam amamentando crianças menores de seis meses de idade deve ser evitada ou postergada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, ou seja, aquelas residentes em área de risco, com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela a vacinação, deve-se apresentar a mãe opções para evitar o risco de transmissão do vírus vacinal pelo aleitamento materno, tais como: previamente à vacinação praticar a ordenha do leite e manter congelado por 28 dias, em freezer ou congelador, para planejamento do uso durante o período da viremia, ou seja, por 28 dias ou, pelo menos por 15 dias após a vacinação.

- Para crianças acima de 6 meses, a mãe pode se vacinar normalmente e continuar a amamentação.

Gestantes:

- Se for residente em área de risco, com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela, a vacinação deverá ser analisada caso a caso através de avaliação médica e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos durante todo o pré-natal e nascimento do bebê.

Pessoas a partir de 5 anos de idade:

- Que receberam uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade: Administrar um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

- Que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Administrar a primeira dose da vacina e um reforço após dez anos.

- Que receberam duas doses da vacina: Considerar vacinado.

Pessoas com 60 anos ou mais e que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação:

Se forem residentes em área de risco (zona rural), com ocorrência de epizootias e casos prováveis/confirmados de febre amarela, DEVEM receber uma dose como precaução e serem devidamente acompanhadas em relação aos eventos adversos.

Procure o seu PSF e leve seu cartão de vacinas.

A VACINAÇÃO ESTÁ ACONTECENDO EM TODAS AS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E DISTRITO, QUE ESTARÃO EM PLENO FUNCIONAMENTO NESTE FINAL DE SEMANA (14 E 15/01/2017) das 9h às 16h.

Com informações de Silvânia Morais
Secom – Prefeitura de Raul Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.