sábado, 7 de janeiro de 2017

Prefeito de Guaraciaba é eleito Presidente da AMAPI

imageApós deliberação dos prefeitos presentes à Assembleia Geral da AMAPI, na tarde de 5 de janeiro, foi eleito por unanimidade o novo presidente da Associação, para exercício de 2017/2018.

 

Gustavo Castro de Andrade/Prefeito de Guaraciaba teve todos os votos a favor, em chapa única. Esta é a primeira vez que o filho de um ex-presidente da AMAPI e também ex-prefeito de Guaraciaba, é eleito como presidente da Associação. Gustavo é filho de Hermógenes de Andrade/Sô Lico (presidente da AMAPI entre 1999/2000). Compondo a diretoria, a primeira vice-presidente da AMAPI é Sônia Untaler/Prefeita de Santa Cruz do Escalvado e o segundo vice é Adriano de Almeida Alvarenga/Prefeito de Rio Casca. José Adalberto de Rezende continuará no cargo de Secretário Executivo da Associação.

A reunião foi aberta pelo então presidente, o já ex-prefeito da cidade de Diogo de Vasconcelos, Aroldo Fernandes. Durante a apresentação ele destacou as principais ações realizadas pela AMAPI no ano de 2016, entre elas a grande conquista para os municípios, que foi o recebimento das multas da repatriação. A Associação, em novembro de 2016, impetrou mandado de segurança contra o ministro da fazenda, Henrique Meirelles pela omissão da não transferência aos municípios, dos valores das multas aplicadas na repatriação. Caminhos semelhantes foram seguidos pela AMM, Frente Nacional de Prefeitos e também pela CNM, quando em 30 de dezembro, todas as prefeituras receberam o dinheiro. “O valor recebido foi de grande importância para as prefeituras, já que com este valor muitos prefeitos puderam quitas dívidas ou, então, deixar dinheiro em caixa para a próxima gestão”, destacou Aroldo que reforçou, ainda, a importância da Associação junto aos municípios: “A AMAPI fortalece o associativismo, já que atua de maneira global, em prol de todos”, finalizou.

Alguns assuntos e pautas, que neste ano foram recorrentes, também fizeram parte da Assembleia, como o rompimento da barragem e os desdobramentos para os municípios da região que foram atingidos, a exemplo de Mariana, Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, bem como rios que fazem parte da Bacia do Rio Doce, como o Rio do Carmo, Rio Doce e o Rio Piranga, que são fundamentais na recuperação completa da Bacia. Destacou-se, também, a necessidade da inclusão de Ponte Nova como município atingido, já que a lama que veio do Rio do Carmo atingiu o Rio Piranga, em mais de 5 quilômetros, rio acima.

José Adalberto de Rezende, secretário executivo, apresentou aos novos prefeitos os serviços realizados pela AMAPI, através dos setores de Engenharia, Comunicação, Secretaria Executiva e Usina de Asfalto, propondo a inclusão de novos projetos como a ampliação, através da contração de novos profissionais, para o setor de Engenharia e também a locação de equipamentos (máquina de plotagem) para atender aos municípios filiados.

Já falando como presidente, Gustavo Castro de Andrade, agradeceu pela oportunidade e disse que em momentos de crise, principalmente, as Associações são de grande importância para os municípios e agradeceu, em especial, à prefeita de Santo Antônio do Grama, que após um tempo, retorna como município filiado à AMAPI e finalizou reforçando o compromisso de trabalhar, ainda mais, para o fortalecimento de todos os municípios. “Nossa intenção será somar e fortalecer a nossa região, sempre buscando o bem comum para o Vale do Piranga”, destacou.

Composição da diretoria

Presidência:

Presidente: Gustavo Castro de Andrade – Prefeito de Guaraciaba

1º Vice Presidente: Sônia Maria Untaler – Prefeita de Santa Cruz do Escalvado

2º Vice Presidente: Adriano de Almeida Alvarenga – Prefeito de Rio Casca

Conselho Fiscal Efetivo:

Wagner Mol Guimarães – Prefeito de Ponte Nova

Newton Avelar– Prefeito de São Pedro dos Ferros

Alcione Ferreira de Albuquerque Lima – Prefeita de Santo Antônio do Grama

Conselho Fiscal Suplente:

José Antônio Delgado – Prefeito de Oratórios

Silvério Joaquim Aparecido da Luz – Prefeito de Rio Doce

Astolfo Gomes Fuscaldi– Prefeito de Amparo do Serra

Informações de Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.