quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Carteira de Habilitação é emitida com novo visual a partir dessa segunda-feira

Cidadão que possui o modelo antigo ainda na validade não precisa trocar. Substituição ocorrerá na sequência de renovação

imageA partir dessa segunda-feira (2), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganhará cores diferentes e itens de segurança para evitar falsificações. As mudanças foram definidas em uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicada em maio de 2016.

 

comparativo_cnh

Em Minas Gerais, o Detran/MG já está preparado para emitir o novo modelo da CNH, conforme explica o assessor da Divisão de Habilitação, Wagner Félix Soares. “As carteiras antigas serão substituídas gradativamente. O cidadão que tem o modelo antigo, não precisa vir ao Detran trocar. Ela tem validade normalmente e ele só vai ter a nova CNH quando for renovar o documento ou em caso de extravio do modelo anterior”, explicou Soares.

Entre as mudanças, destaque para os seguintes detalhes:

- o fundo da CNH ficará mais amarelado e contará com elementos gráficos que só poderão ser conferidos por meio de luz ultravioleta;

- a tarja no topo do documento atual, acima da foto de identificação do condutor, mudará da cor azul esverdeada para preta, com impressão em alto relevo;

- a tarja também passará a ter o mapa do estado que emitiu a CNH, ao lado direito do documento;

- outra mudança importante é a impressão do mapa do Brasil, que será feita com uma tinta especial, que dificulta a falsificação.

A nova CNH também terá um código numérico de validação composto pelos dados individuais de cada documento. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) disponibilizará o sistema eletrônico para leitura do código para os agentes de fiscalização.

Além disso, ainda constarão no documento dois números de identificação nacional - o Registro Nacional e o Número do Espelho -, e também um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação continuam os mesmos e podem ser consultados em www.detran.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.