domingo, 4 de dezembro de 2016

Futuros soldados treinam para ocorrências de alta complexidade

imageEm mais uma ação do curso de formação de soldados, os alunos da Companhia Escola do 11º Batalhão de Polícia Militar participaram de atividades práticas para atuação em ocorrências de alta complexidade. O treinamento foi na quarta-feira (30), no Parque de Exposições de Manhuaçu.

Dentro da grade curricular, a atuação dos futuros soldados em ocorrências complexas é fundamental. Eles normalmente são os primeiros a chegar e precisam acionar diversos procedimentos com o objetivo de proteger a vida dos cidadãos.

Coordenados pelo Tenente Ramon, os alunos participaram de uma simulação de um sequestro de um ônibus em que havia uma pessoa ferida e uma grávida. O objetivo é o resgate dos reféns com vida.

"Faz parte da formação dos futuros soldados a experiência em diversos tipos de ocorrências que irão lidar no dia-a-dia da profissão. São ocorrências que fogem à rotina policial e demandam um esforço específico, como assaltos a bancos por quadrilhas especializadas, tomadas de reféns, situações de desastres de grandes proporções", detalhou.

O cenário da ocorrência simulou uma situação real. Além do grupo que atuou como vítimas e sequestradores, havia alunos com diversas tarefas, buscando representar toda a tensão desse tipo de atendimento. "São ocorrências que exigem esforços específico, como a participação de equipes especializadas, como negociação tática e invasão tática, atiradores de elite. É necessário que o soldado tenha noções básicas de como se comportar ao chegar numa ocorrência desse tipo, a presença dos atiradores, a chegada das equipes especializadas, a contenção e isolamento".

Apesar de serem mais raras, essas ocorrências estão presentes no cotidiano da região. Em Luisburgo, no ano passado, houve uma ocorrência com reféns; em Realeza, o acidente com uma carreta com produtos químicos há cinco anos gerou grandes impactos na região; além de assaltos a bancos, como o ocorrido no Banco do Brasil de Manhumirim em 1999 com vítimas rendidas no córrego Boa Sorte, em Reduto.

Com informações de Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.