segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Falta de energia no bairro Tarza causa transtornos a moradores e empresas

imageCom a terceirização dos serviços de manutenção, a Cemig vem prejudicando muito os usuários em Raul Soares. A empreiteira Encel não esta dando conta de prestar os serviços com rapidez. Quando a manutenção era efetuada pela própria fornecedora, os problemas eram resolvidos em pouco tempo.

 

imageVamos a um exemplo: terça-feira (20), por volta das 16h45, durante uma pequena pancada de chuva, na Rua Luiz Mendes Basques, Bairro Tarza, uma árvore tocou a rede de baixa tensão e provocou um curto circuito, que ocasionou o rompimento de um fusível da rede de alta tensão, na entrada do transformador situado na Rua Ângelo Alves, perto de número 58.

imageDevido a esse rompimento de fusível, a rede elétrica de baixa tensão, que é composta por três fases e um neutro, ficou com apenas duas fases operacionais. Como as casas são ligadas em fases separadas, para não haver sobrecarga, algumas residências ficaram sem energia elétrica. No caso de ligação monofásica a casa fica totalmente sem energia e, na  bifásica ou trifásica  funciona normalmente o circuito que não foi atingido, parando apenas uma parte da residência ou comércio.

Mesmo após um grande número de reclamações, protocoladas (eu por exemplo protocolei quatro) junto a Cemig, a empreiteira só compareceu na quarta-feira (21), por volta das 12h, para a substituição do fusível aberto, causando transtornos aos moradores, comércio e empresas de telecomunicações, que dependiam da fase inoperante, por um período de quase 20 horas.

Do dia 13 ao dia 16 de dezembro, o Pico do Boachá ficou sem energia. Tenho registrado aqui cinco protocolos junto à Cemig, solicitando o reparo na rede elétrica.

Durante este período, empresas de telefonia e internet que dependem dessa rede elétrica, ficaram operando com a energia de seus próprios geradores para manter os serviços ativos.

Vamos ver se algum grupo político ou empresarial, que tenha prestígio junto a Cemig consiga, uma melhoria para o atendimento de ocorrências, principalmente no período chuvoso, para minimizar esses problemas tão frequentes em Raul Soares.

A sequência de fotos mostra o local onde a árvore tocou a rede elétrica, o transformador com o fusível aberto (aquele bastão mais ou menos da grossura de um cabo de vassoura que está virado para baixo) e os outros dois fusíveis intactos, que estão ligados na chave, nota-se que os mesmos ficam virados para cima.

Com informações do Blog Viniciusvalle Fotografia, Informática & Novidades

5 comentários:

  1. Desde o dia 17 de novembro estou aguardando a ligação do padrão definitivo em minha residência. Liguei pro 116, 0800, entrei no site da Cemig, procurei várias ajudas no Cemig Fácil e nada!!! Continuo sem a energia nos chuveiros que são 220. Isso tudo pagando em dia e sem gato! Queria ver se deixasse de pagar as contas ou fizesse um gato para minhas crianças de 8 e 4 anos poderem tomar banhos quentes, se a empreiteira ou a CEMIG já não teriam vindo aqui!!!!

    ResponderExcluir
  2. Publicamos a matéria na pagina do coletivo controle social de Raul Soares, e vamos encaminhar a reclamação para a ouvidoria da CEMIG e do Estado. O que Raul Soares está precisando, e que os cidadãos exerçam seus direitos de consumidores.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Andreony como eu falei depois da terceirização a qualidade dos serviços sofreu uma piora incrível, todos os tipos de atendimento são difíceis, ligação então nem se fala, minha irmã está coordenando uma obra aqui em Raul (em cima da loja Quatro Estações) e a nova ligação não sai já deve estar fazendo um mês. Quando a Cemig tinha um escritório aqui, na época do José Hélio, os funcionários tinham autonomia para resolver os problemas, o serviço desenvolvia mesmo, hoje tem de esperar autorização do escritório regional, e ainda enfrentar a porcaria do atendimento eletrônico para registrar a ocorrência e por ai vai, o serviço que é bom nada de sair. Antes uma troca de fusível era feita em menos de uma hora, demorou 20 horas e olha que era ali na Tarza, está no centro, perto de tudo, más não tem ninguém para ir lá reparar, os usuários ficam sem poder fazer nada, estamos nas mão deles...

    ResponderExcluir
  4. Isto é obra dos deputados do Estado, eles votaram a lei que tira da Cemig este serviço. deu nisto

    ResponderExcluir
  5. E agora como a Cemig mudou de presidente, não é mais aquele que ia ajudar Raul....

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.