quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Exames do Enem para 85 reclusos da Penitenciária de Ponte Nova

image
Entre essa terça-feira (13) e quarta-feira (14), 85 detentos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio/Enem, numa data nacional marcada pelo Ministério da Educação. Em todo o Brasil, 54.347 detentos farão as provas em 1.290 Unidades Prisionais e Socioeducativas.

 

As provas são aplicadas na própria Unidade Prisional e seguem os mesmos moldes do Enem regular: a partir das 13h desta terça, questões de ciências humanas e ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração; e na quarta-feira, questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.

A partir dos resultados no Enem, os reclusos que ainda não concluíram o Ensino Médio poderão tirar a certificação de conclusão, enquanto os que já o concluíram poderão disputar vagas em cursos de graduação de instituições públicas, via Sisu, e bolsas em faculdades privadas, através do programa do governo Prouni, ou no Pronatec, em casos de cursos técnicos. Caso sejam aprovados, eles precisam de autorização judicial para ingressar nos estudos.

Ensino médio

Ocorreu, na manhã de (8),quinta-feira, a cerimônia de formatura no Ensino Médio de oito reclusos que se beneficiaram do Programa de Educação de Jovens e Adultos/Proeja, em sala de extensão da EE Professor Raymundo Martiniano Ferreira (EE Polivalente).

A formatura foi acompanhada por: Magnum Antônio Magalhães Souza/diretor de Atendimento e Ressocialização do Presídio; Rita de Cássia Rocha Marques/pedagoga do Núcleo de Ensino da Unidade Prisional; representando a Defensoria Pública, Antonieta Rigueira Leal; Ana Regina de Carvalho Castro/diretora da EE Polivalente, entre outros profissionais; e familiares dos reclusos.

Conforme a diretora da Escola, Ana Regina de Carvalho Castro, neste semestre, aproximadamente 150 detentos frequentam as aulas do Proeja, cujo corpo docente é composto por 9 professores. Note-se que em 8/7 outros 8 detentos diplomaram-se no Ensino Médio via Proeja. Ana Regina reafirma a importância da educação e enfatiza a representatividade de tal solenidade para a ressocialização dos detentos.

Com informações da Folha de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.