domingo, 20 de novembro de 2016

Prefeitura de Ipatinga implanta pontos de internet gratuita

Quatro espaços públicos da cidade já contam com internet livre

image

Promover a inclusão digital e social. Esses são alguns dos objetivos do projeto de acesso gratuito à internet (hotspots). A tecnologia já pode ser acessada experimentalmente em quatro pontos da cidade de Ipatinga (MG) – Praça Central do Bom jardim, Parque Ipanema, Campo do Itamaraty (no bairro Bethânia) e praça do antigo campo do Bigode (no Veneza).



Além destes locais, a prefeitura anuncia que vai ampliar o sinal da internet para outros espaços públicos como a Praça Altina Gonçalves (Cê Que Sabe), no Iguaçu, Praça central do bairro Limoeiro, e Praça das Mães, no bairro Cidade Nobre.
"Ao colocar à disposição das pessoas a internet gratuita, a proposta oportuniza que todos, sem distinção, possam fazer pesquisas, consultar bibliotecas digitais e manter contatos com outras pessoas.

É a garantia de acesso à informação se fazendo presente no município. Esse é mais um compromisso assumido com a população que estamos realizando em nossa cidade", disse a prefeita Cecília Ferramenta.

O sistema é implantado pela prefeitura com a aquisição de equipamentos com recursos próprios. Para conectar basta abrir o wi-fi do celular, tablete ou notebook, conectar na rede “Prefeitura Wi Fi” e preencher um cadastro simples para o recebimento de uma senha de acesso.

Técnicos da Secretaria Municipal de Dados informam que a tecnologia de alta qualidade é oferecida por meio de cabos de fibras óticas, instaladas nas áreas públicas. O projeto disponibiliza 80 megabytes de internet e permite que a população se conecte à rede para fins de pesquisa, estudo, entretenimento, entre outros.

A novidade agradou as amigas Alice Silveira Mendonça, de 19 anos e Samantha Ariane Barcelos, de 23, que moram no bairro Bom Jardim e trabalham como coletoras de dados em uma empresa da cidade. “Muita gente não tem condições de pagar para acessar a internet e agora poderá navegar na rede”, conta Alice, enquanto fazia o cadastro para ter acesso ao programa.

“Agora será mais fácil esperar o ônibus para ir ao trabalho. Durante esse tempo vou poder conectar gratuitamente e até mesmo adiantar o trabalho, conversar com parentes e amigos”, comentou Samantha.

Com informações do Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.