terça-feira, 22 de novembro de 2016

Exército Brasileiro e DNIT realizam operação na BR-116 em Caratinga

image

O Plano Nacional de Contagem de Tráfego é uma ação entre o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte e o Exército Brasileiro. Os trabalhos iniciaram no dia 19 de novembro e se estenderão até o dia 25.

As ações estão concentradas na BR-116, no ponto determinado, que fica próximo ao Posto de Pesagem Veicular do DNIT. Trinta militares do 4º Batalhão de Artilharia da cidade de Juiz de Fora realizam a contagem de veículos que passam pelo local. Alguns motoristas são abordados e recebem um questionário com levantamento que incluem, por exemplo, os motivos do percurso escolhido e as condições da via.

A pesquisa é nacional e faz parte das ações estratégicas do Plano Nacional de Contagem de Tráfego (PNCT). O objetivo é traçar um diagnóstico socioeconômico das rodovias federais. Os dados colhidos serão utilizados nos próximos projetos de expansão e adequação das vias promovidos pelo Dnit.

Todos os veículos serão contados pelos militares, por meio de aparelhos especializados. Não haverá a necessidade da parada de todos os veículos. Já a pesquisa será feita por amostragem, de forma aleatória, intercalando veículos de passeio e de carga. “A orientação é que o motorista fique calmo, pois é só uma pesquisa, que é totalmente voluntária”, afirmou Tenente Mendes que comanda a operação no local. O oficial também disse que espera a contribuição dos condutores.

A pesquisa também capta dados como a classificação do veículo, o tipo de carroceria, ano de fabricação, número de passageiros e combustível aceito. O motorista também pode dar sugestões de locais mais apropriados, dentro da rota, para a criação de locais de parada obrigatória de descanso.

Em Caratinga é a segunda vez que ocorre o Plano Nacional de Contagem de Tráfego. Além do município, o plano acontece em outros 60 pontos estratégicos do país.

Com informações da TV Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.