sábado, 1 de outubro de 2016

Ponte Nova será incluída entre as cidades atingidas pela lama da Samarco

WhatsApp Image 2016-09-19 at 15.46.58Agora é fato. Ponte Nova será incluída entre os municípios que foram atingidos, diretamente, pela lama da Samarco, após rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, no final do ano passado.

 

A decisão aconteceu durante mais uma Reunião Ordinária do Comitê Interfederativo, ocorrida em Brasília, na semana passada. Estiveram presentes, o secretário executivo da AMAPI/CIMVALPI, José Adalberto de Rezende, o prefeito de Rio Doce, Silvério da Luz e Antônio Emílio/Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Após um debate acalorado, entre representantes da AMAPI e presidente do Ibama e do Comitê Interfederativo/CIF Suely Vaz, a Samarco decidiu pela inclusão do município, frente às várias comprovações de que o rio Piranga foi afetado. Em alguns momentos do debate, a presidente do Ibama alegou que não era competência do CIF manifestar-se sobre a inclusão de mais um município e sim votar sobre os termos já previstos no TTAC, cuja homologação está suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça/STJ. Mesmo assim, a Samarco mantém disposição em cumprir os termos nele contidos. O próximo passo será formalizar o pedido, junto à mineradora, em ofício que será enviado pelo prefeito de Ponte Nova, Paulo Augusto Malta Moreira.

Entre as justificativas para a inclusão do município estão: Ponte Nova teve parte do território rural, à margem direita do rio do Carmo e à esquerda do rio Piranga, tomado pela lama; a sede do município, que fica a montante de onde ocorre o encontro dos rios formadores do Doce, impacta bastante na qualidade de água; a cidade teve a rede pública de saúde bastante demandada pela população dos municípios afetados; diversos desempregados das empresas Samarco e terceirizados buscaram alternativas de ocupação em Ponte Nova; com a inclusão diversas ações consorciadas e coletivas serão adotadas, entre elas, a revitalização da Bacia do Rio Piranga, maior Sub-Bacia do Rio Doce; está em fase de estudo a viabilização de aterro sanitário regional.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.