segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Asfalto cede e veículo afunda em rua de Viçosa

image

Um carro ficou preso em um buraco na Rua Padre Serafim, no Centro de Viçosa (MG), na Zona da Mata, nesse sábado (22). "Foi a conta de sair e fechar a porta antes do carro descer todo", contou o contador Rosvaldo Ferreira de Freitas. Ele estava sozinho e não teve ferimentos.

 

Rosvaldo Ferreira voltava do supermercado por volta de 11h30 desse sábado. Ao parar no sinal, percebeu que a roda esquerda dianteira começou a descer e deixou rapidamente o veículo.

"Era uma sensação de terremoto. Pensei na hora, isso está afundando comigo. Agradeço por ter tido a providência de sair. Foi tudo muito rápido. Eu fui para calçada e vi o carro afundar. Foi apavorante", descreveu.

O contador afirmou que o veículo seminovo está perdido. "Deu perda total. A frente está quebrada e o eixo empenou, está destruído", comentou. No entanto, comemora o fato de estar sozinho quando tudo aconteceu. "Agora estou abalado, porque a ficha está caindo e fico pensando se tivesse mais gente, será que teríamos saído?", disse.

Ele explicou que ouviu no local de representantes da Prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) que eles o ajudariam e aguarda os contatos. "Eles prometeram que me arrumariam outro carro, porque por enquanto estou a pé, tive que vir de carona com meu cunhado para casa. Assim que passar o susto, vou tomar as providências necessárias. E espero que seja feito no local um conserto que resolva e impeça que isso ocorra novamente", afirmou.

O local está interditado pela Defesa Civil. O coordenador Rodrigo Cardoso de Souza disse que a primeira suspeita é de que o afundamento foi causado por uma erosão que movimentou manilhas e galerias após as chuvas entre a noite de sexta (21) e madrugada deste sábado. A estimativa do setor é que o buraco tenha cinco metros de profundidade por três de largura. O carro já foi retirado.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), não houve impacto no abastecimento de imóveis na região.

Carro afunda em rua no Centro de Viçosa (Foto: Kátia Fraga/Arquivo Pessoal)

Obras

O diretor interino de limpeza urbana do SAAE, Martinho de Almeida e Silva Júnior, informou que o reparo que compete à autarquia seria concluído ainda neste sábado e que o trecho permanecerá interditado pelo menos até esta segunda (24), quando serão definidas as próximas fases da obra.

Ele confirmou que a suspeita inicial é de que erosão causou movimentação nas tubulações, gerando um desabamento e à abertura da cratera. Segundo ele, as equipes trabalharam em um reparo definitivo no trecho afetado.

O coordenador de Defesa Civil, Rodrigo Cardoso de Souza. garantiu que a Prefeitura e o SAAE estão prestando assistência ao proprietário que teve o carro danificado.

"Tivemos 30 milímetros de chuva entre a noite de sexta e a madrugada de sábado. Naquele trecho passam uma rede de drenagem de água pluvial e uma adutora do SAAE. Suspeitamos de um rompimento. Com o peso do veículo houve o afundamento do trecho. No entanto, as equipes técnicas da Secretaria de Obras e da Defesa Civil vão elaborar o relatório sobre as causas", explicou.

imageRodrigo Cardoso de Souza detalhou que não havia buraco naquele trecho da rua. Após a remoção do carro, equipes do SAAE e da Secretaria de Obras foram acionadas para os trabalhos de recomposição no trecho, que, por segurança, está interditado para passagem de veículos.

Com informações do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.