domingo, 25 de setembro de 2016

Uso de smartphones pode causar problemas de saúde

imageO Brasil já é o sexto maior mercado mundial de smartphones no mundo: são 38,8 milhões de aparelhos do tipo sendo usados no país, e esse número não para de crescer.



Com os tablets não é diferente: eles já são mais vendidos que computadores tradicionais e notebooks, e só em 2014 foram 9,5 milhões de unidades vendidas. Com toda essa popularidade, surge uma preocupação em relação à saúde: será que não estamos usando demais esses aparelhos?
Especialistas alertam que o uso exagerado dos equipamentos eletrônicos pode causar diversos tipos de problemas de saúde. Por exemplo, as mãos e braços estão suscetíveis a uma série de lesões. Um estudo realizado recentemente no Canadá com estudantes universitários mostrou que 84% deles sentiam algum tipo de dor, especialmente no polegar.

O estudo mostrou, ainda, que quando o celular está ligado à internet a chance de desenvolver problemas aumenta, já que via de regra os donos de aparelhos conectados o usam mais que aqueles que não estão ligados às redes.

“Para cada clique que o polegar realiza há um movimento que, após várias mensagens, pode causar pequenas lesões no tendão extensor, que se inflama. A articulação da base do dedo também pode inflamar, por conta do excesso de atrito causado pelos movimentos”, afirma o médico ortopedista Mateus Saito, que atua no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas (HC), em São Paulo.

Se com os celulares há risco de lesões, com os tablets não é diferente. Segundo Saito, os aparelhos geralmente são muito pequenos, o que prejudica a posição das mãos, e ainda sobrecarregam o pescoço, a coluna e até os ombros à medida que os usuários os adaptam à posição dos olhos. Com isso, há risco de dores musculares em diferentes pontos do corpo. Caso o problema não seja corrigido, pode causar problemas mais intensos, como inflamações nas articulações e hérnias cervicais.

Profissionais que usam as mãos para executar suas atividades profissionais devem ter ainda mais atenção, pois caso esse problema se desenvolva e se intensifique, as consequências podem ser graves. “Uma lesão na mão pode prejudicar a carreira de profissionais como os da saúde, como cirurgiões e dentistas, por exemplo”, alerta Luiz Kimura, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM).

“A recomendação imediata para quem tem esses problemas é adequar o uso das tecnologias e procurar corrigir a postura. Médicos especialistas em mãos podem ajudar com exercícios de fortalecimento da musculatura, evitando as dores”, destaca Mateus Saito.

Além de evitar o uso prolongado, as pessoas que têm esses aparelhos devem buscar uma postura que garanta equilíbrio entre olhos e mãos, evitando ficar mais de 30 minutos na mesma posição. Além disso, os músculos devem ser fortalecidos com atividades físicas sob orientação profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.