domingo, 21 de agosto de 2016

Recuperandos da APAC de Caratinga recebem certificado do curso de Pedreiro de Alvenaria

Solenidade de formatura também comemorou aniversário de 6 anos da APAC

imageO palco da solenidade de formatura foi o pátio da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Caratinga. Os recuperandos receberam na manhã de quarta-feira (17), o certificado do curso de Pedreiro de Alvenaria Assistente. A entrega simbólica dos certificados foi realizada pelo juiz de direito da Comarca, Consuelo Silveira Neto, e pelo presidente da APAC, Elan Tebas.


 

imageO Programa Escola Móvel SESI/SENAI formou 40 recuperandos que cumprem pena em regime fechado. Há quase quatro anos cumprindo pena na APAC, Paulo Reis, de 28 anos, está entre os formandos. Para ele, a formatura representa um novo começo e novas perspectivas de vida. “Este certificado será muito importante na minha vida para o mercado de trabalho. O curso foi excelente e me ensinou tudo o que um pedreiro faz. Trabalhei há vários anos como servente de pedreiro e agora quero ser um pedreiro mesmo. Eu espero sair daqui com este certificado e conseguir um emprego”, disse Paulo.

O curso de Pedreiro de Alvenaria iniciou em 12 de julho e teve carga horária total de 80 horas. As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo instrutor Eduardo Guilherme em dois turnos: manhã e tarde. Foram duas turmas com vinte alunos cada. Os recuperandos foram profissionalizados pelo Programa Regresso do Instituto Minas Pela Paz em parceria com o SESI/SENAI, Tribunal de Justiça e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O Programa Regresso tem como iniciativa contribuir para a reinserção de apenados e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho, visando o fortalecimento da cidadania e a redução dos índices de reincidência criminal. Para o juiz de direito da Comarca, a formatura dos 40 condenados demonstra que é possível sonhar e ter esperança na recuperação do ser humano. “Porque o trabalho dignifica o homem. A partir do momento que os condenados ao cumprirem penas possam trabalhar e aprender uma nova profissão, quando eles retornarem ao convívio social vão contribuir para o desenvolvimento da sociedade e assim alcançar o escopo da Justiça que é a paz social. É com muita satisfação que entregamos os 40 certificados de conclusão do curso. A sociedade recebe uma mão de obra qualificada e o próprio condenado no dia a dia no trabalho irá se transformar”, completou o juiz de direito.

A APAC de Caratinga também aproveitou a ocasião para comemorar seu aniversário de 6 anos. Elan Tebas acompanha a APAC desde a sua implantação em 2010, quando acolheu os três primeiros internos até caminhar para se tornar praticamente uma das referências no Estado na recuperação dos detentos. “Mais de 80% das pessoas que passam por aqui não estão reincidindo no crime. Isso é muito importante”, afirmou Elan.

O fundador e idealizador do Método APAC foi o advogado e jornalista Mário Ottoboni. A primeira APAC nasceu em São José dos Campos, São Paulo, juntamente com um grupo de voluntários. O Método APAC conta com 12 elementos fundamentais, entre eles, a participação da comunidade, o recuperando ajudando o recuperando e o trabalho. Segundo Consuelo, é com muita alegria que o Tribunal de Justiça comemora mais um aniversário de instalação da APAC de Caratinga.

Com informações da TV Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.