segunda-feira, 18 de abril de 2016

Hotel Glória não é mais importante que UTI NeoNatal do HNSD que pode fechar, diz Dr. Milton na Câmara

imagePonte Nova (MG) - Na reunião Câmara Municipal de Ponte Nova da última quarta-feira (14), o médico e suplente de deputado estadual, Dr. Milton Irias, usou a Tribuna Livre para falar sobre o fechamento da UTI Neonatal do Hospital Nossa Senhora das Dores/HNSD, por falta de credenciamento pelo SUS.

 

Dr. Milton começou dizendo que, como médico e membro da Irmandade do HNSD, estava participando da Tribuna Livre. “Não estou aqui para criticar o Prefeito ou qualquer pessoa. Não quero fazer disso aqui um palanque político. Eu estou aqui lutando pela saúde de Ponte Nova”, declarou.

Segundo Dr. Milton, a UTI Neonatal foi inaugurada em 16 de maio de 2014 e dispõe de 10 leitos. Conta com 25 profissionais e atende uma região com mais de 400.000 habitantes. Ele exibiu um vídeo em que o ex-secretário municipal de saúde, Ivan José/PT, discursou na inauguração da unidade prometendo o credenciamento em no máximo quatro meses. Exibiu também um ofício, datado de 21 de março de 2016, em que o Dr. Francisco Cunha, provedor do HNSD, comunica ao Executivo que nos próximos meses haverá o fechamento da UTI Neonatal por que o Hospital não consegue mais arcar com as despesas que já somam os vultosos 4,4 milhões de reais.

Dr Milton exibiu carnê do IPTU 2016 e criticou a decisão de exibir em sua capa a imagem do Hotel Glória. “O que é mais importante? Cuidar da saúde ou gastar todo esse esforço na reforma do Hotel Glória, que eu acredito que não vai acontecer! Queremos que o Prefeito cumpra a promessa feita na área da saúde, no credenciamento da UTI NeoNatal. “O Guto Malta não é culpado, mas tem que ter empenho dele e do secretário de saúde, Geraldo Bastos pra correr atrás da Secretaria Estadual de Saúde para, pelo menos, informar este problema ao Governo Estadual e isso, não foi feito. Vamos deixar de salvar crianças! Temos que reagir. Vocês não imaginam a importância da UTI NeoNatal. Não queremos diária! Nós queremos credenciamento”, concluiu.

Infelizmente, o atual secretário, Geraldo Bastos, não para em Ponte Nova, viaja semanalmente à capital, não sei por quais motivos. Este é uma questão que eu vou acompanhar.

Em recente visita a Ponte Nova, o deputado federal Marcelo Aro/PHS comprometeu-se de solicitar agenda ao Marcelo Castro, Ministro da Saúde, para solicitar esse credenciamento. Porém, desde que Brasília vive o processo do impeachment nada anda, nada acontece no Congresso ou no Governo Federal. E eu estou cobrando semanalmente esta audiência. Mas, por esse motivo, ela ainda não aconteceu. É hora de mostrar que Ponte Nova não tem partido, tem necessidade. Eu estou muito preocupado com a saúde financeira do HNSD, não só com a UTI Neonatal, mas como um todo.

O vereador Leo Moreira cumprimentou Dr. Milton pela coragem e enfrentamento nesta questão que é coletiva e de interesse de toda região.

Com a palavra o executivo ponte-novense.

Com informações do Unidade Notícias

3 comentários:

  1. Parabéns Dr. É isso que tem que ser feito, correr atrás e não vestir todo o hospital de preto e obrigar a comunidade a se virar.

    ResponderExcluir
  2. A se Raul Soares tivesse medicos com esse pulso talvez o hospital nao estaria de preto. Acorda Raul.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS DR.MILTON,PELA CORAGEM E EMPENHO, EM PROL DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DAS DORES. VC É NOTA 1000. RAUL SOARES PRECISA DE GENTE IGUAL A VC, NÃO ESSAS VELHAS RAPOSAS DA CAMARADE VEREADORES QUE NADA FAZEZ, QUE NÃO TEM FORÇA POLÍTICA NEM CREDIBILIDADE.ESSE PREFEITO ENTÃO ,NÃO MERECE NEM COMENTARIO.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.