segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Novos juízes tomam posse no TJMG

Raul-soarense Rêidric Víctor da Silveira Condé Neiva e Silva é um dos que serão empossados

Nesta segunda-feira (29), às 17h, no salão do Órgão Especial do TJMG, 20 pessoas tomam posse no cargo de juiz substituto em Minas Gerais. A nova equipe, que passou por diversas etapas de um disputado concurso com 5.538 inscritos, traz consigo a certeza de que ninguém se torna juiz por acaso.

 

A pesada carga de estudos e muitas renúncias durante o período de realização das provas foram o primeiro grande teste para os candidatos que almejaram a carreira da magistratura. Com idades entre 27 e 42 anos, os novos juízes, com suas experiências e histórias de vida tão variadas, vão enriquecer o Judiciário e contribuir para que a justiça se torne uma realidade para mais cidadãos mineiros.

imageRêidric Víctor da Silveira Condé Neiva e Silva, 29 anos, de Raul Soares, foi aprovado em primeiro lugar. Graduado em direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2009, Rêidric traz no currículo atuações como oficial do Ministério Público, advogado, analista do Ministério Público e defensor público. “Sempre quis atuar na área do direito. A experiência como defensor público no Rio de Janeiro, onde estou desde dezembro de 2010, me ajudou bastante”, disse. Apesar da satisfação com o trabalho, Rêidric desejava voltar para Minas Gerais.

O novo juiz diz que o aprendizado na Defensoria Pública é enorme, mas, com o tempo, ele percebeu que o poder de decisão de um magistrado pode fazer diferença na vida das pessoas. “O defensor está próximo às partes de um processo. Muitas vezes, sofre com elas. Mas é o magistrado que pode garantir que a justiça seja feita àquelas pessoas”, diz. No Rio de Janeiro, Rêidric estava em comarcas diferentes a cada mês, sempre no interior do estado. “Entrava com as ações, mas, muitas vezes, não via o resultado. Isso era um pouco frustrante”, lembra.

O mineiro, irmão de advogado e filho de um corretor e de uma professora, afirma que não esperava a primeira colocação no concurso. “O momento em que recebi o resultado do concurso foi de muita emoção. Agora, a expectativa é a melhor possível. Quero fazer a diferença”, planeja. Rêidric conta que se dedicou bastante ao longo da carreira. A abnegação, ele diz, se torna parte da rotina. “É preciso acreditar e também deixar de fazer muitas coisas. Mas nunca me arrependi das coisas das quais abdiquei.”

Com informações da Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom - TJMG - Unidade Goiás

Um comentário:

  1. Parabéns!! Quanto orgulho para Raul Soares! Primeiro lugar, isso é inédito e merece muito reconhecimento!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.