Caratinga (MG) - Foi com grande alegria que a comunidade acadêmica da Doctum, unidade Caratinga, recebeu a notícia da aprovação do professor Rodrigo Chaves para participar do “V Congresso Português dos Técnicos Oficiais de Contas”, a ser realizado no mês de setembro em Portugal.
Com o artigo sob o tema “História da escola brasileira de contabilidade até o surgimento da primeira doutrina contábil positiva”, o docente será um único representante do Brasil no evento. Antes dessa conquista, rodrigo já havia percorrido um longo caminho, repleto de desafios e êxitos.
O professor começou sua carreira de doutrinador, teórico e escritor das letras contábeis em 2004. No ano de 2005 teve seu primeiro artigo publicado em dezenas de revistas. Em 2007 ganhou o Prêmio Internacional de História da Contabilidade “Martim Noel Monteiro”, com menção honrosa. No ano seguinte foi premiado novamente com o primeiro lugar, levando também a terceira posição no Prêmio de Contabilidade Financeira Luís Chaves de Almeida. Em 2011 ganhou o prêmio Rogério Fernandes com edição de livro em Portugal. Em 2012 participou como conferencista do I simpósio Internacional das Fronteiras do Conhecimento. No mesmo ano foi imortalizado na Academia de Manhuaçu, recebendo o título novamente no ano seguinte. Neste ano, o professor e escritor completa dez anos dedicados à literatura contábil, com 13 livros e dezenas de artigos publicados, sendo que boa parte deles foram publicados fora do país.
Rodrigo defenderá em solo lusitano a História da Contabilidade Brasileira à Luz da Teoria de Francisco D`auria, a primeira doutrina adotada em solo nacional, mas que, segundo ele, é pouco explorada e estudada pelos brasileiros. “O trabalho trata da história da contabilidade brasileira desde a sua descoberta, Brasil Império, passando ainda pela república velha e república nova, chegando até a década de 30”. O Congresso dos “Toc”, como é conhecido, é o mais importante da língua portuguesa e um dos mais relevantes da Europa, sendo ainda um dos mais frequentados como educação continuada para auditores, peritos, analistas, e contadores de grandes, médias e pequenas empresas. “Serão discutidos todos os temas de contabilidade, desde a história pelo valor de cultura até a pesquisa empírica de valor parcial e doutrinas de contabilidade com alto valor científico e geral, como faremos representando o Brasil”, enfatiza o professor.
Com informações do Jornal Diário das Gerais
Parabéns menino lindo... vc merece tudo isto e muito mais..esta colhendo o que plantou... bom filho, bom amigo... tudo de bom... sucesso sempre
ResponderExcluir