sábado, 4 de julho de 2015

AMAPI é parceira na Agricultura Orgânica

image

A AMAPI, em parceria com a EMATER, prefeituras de Guaraciaba e Acaiaca, GVC/Itália, Deafal, Slow Food e Feeding The Planet, organizaram dois cursos de capacitação, com carga horária de 20 horas, na área de Agricultura Orgânica e Segurança Alimentar. O curso faz parte do Projeto"SA & ER" - Segurança Alimentar e Independência Energética no Brasil e em Moçambique.

O curso está sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo, Jairo Restrepo, e tem sido realizado em propriedades rurais, quando os participantes aprendem teorias e práticas da agricultura orgânica, preparo de caldas a base de produtos naturais (sem agrotóxicos). O secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, participou da abertura em Guaraciaba quando ressaltou: "Quando se pergunta a uma pessoa o que é mais importante, a saúde ou o dinheiro? Todos respondem que é a saúde, mas estão se referindo à saúde de si mesmos e não a da coletividade. Com isto, observa-se que temos feito muito pouco pelo coletivo, em diferentes áreas. O consumo crescente de agrotóxicos é um claro exemplo. No Brasil, consome-se 7,0 Kg de defensivos por habitante por ano, muito deles utilizados de maneira indiscriminada, sem respeito ao período de carência entre a aplicação na cultura e o consumo humano, diversos produtos aqui utilizados já foram proibidos em seus países de origem e nossas autoridades fazem vista grossas,em função do dinheiro e de interesses escusos", destacou.

O curso pretende capacitar cerca de 80 pessoas, em 12 municípios diferentes e espera, com isso, abrir um leque maior e mais amplo sobre o tema, principalmente com os formadores de opinião, para que “num futuro próximo, possamos trabalhar os hábitos alimentares da população, bem como os sistemas de produção”, finalizou o secretário executivo da AMAPI.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.