quarta-feira, 24 de junho de 2015

Capivaras fazem a festa no rio Matipó

image

Três capivaras adultas e cinco filhotes estavam fazendo a festa na tarde dessa terça-feira (23), próximo à Ponte do Colosso da Mata, no Centro de Raul Soares.

 

Elas estavam tomando banho de sol e aproveitaram o momento para usufruir da pastagem que se oferecia às margens do rio.

Quem passava pela ponte, no momento, parava para curtir a cena que encantava a todos, principalmente crianças.

De acordo com a Wikipédia, a capivara (nome científico: Hydrochoerus hydrochaeris), também chamada de carpincho, capincho, beque, trombudo, caixa,cachapu, porco-capivara, cunum e cubu, é uma espécie de mamífero roedor da família Caviidae e subfamília Hydrochoerinae. Alguns autores consideram que deva ser classificada em uma família própria. Está incluída no mesmo grupo de roedores ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ocorre por toda a América do Sul ao leste dos Andes em habitats associados a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1 300 m de altitude. Extremamente adaptável, pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo homem.

É o maior roedor do mundo, pesando até 91 kg e medindo até 1,2 m de comprimento e 60 cm na altura da cernelha. A pelagem é densa, de cor avermelhada a marrom escuro. É possível distinguir os machos por conta da presença de uma glândula proeminente nofocinho apesar do dimorfismo sexual não ser aparente. Existem uma série de adaptações no sistema digestório à herbivoria, principalmente no ceco.

10 comentários:

  1. Daqui a alguns dias,capivara vai virar PRAGA nos rios Pascoal,igualzinho os pombos JÁ viraram praga nos telhados,isso a zoonose não vê não!

    ResponderExcluir
  2. São realmente bonitos, mas já viraram uma "praga", além do mais podem transmitir febre maculosa (através dos carrapatos presentes nela). Em BH medidas estão sendo adotadas para impedir o crescimento da população na Lagoa da Pampulha pois lá já foram detectados casos e me parece até óbito relacionado à transmissão da doença. Acho que o mesmo deveria ser feito aqui. Mas diante de tudo que vem ocorrendo na atual administração municipal... Espera sentado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as capivaras precisam ser mantidas longe dos centros urbanos. Por permitir a proliferação na Pampulha a prefeitura tem tido muitos problemas e se confirmou que diversas capivaras estavam infectadas pelo carrapato que transmitem a febre maculosa e.. É preciso atenção das autoridades.
      Um abraço e que Deus abençoe a todos de Raul Soares.
      Ulisses BH

      Excluir
  3. Na verdade precisamos de alguém que entenda de animais, um biólogo de verdade, sou amigo do Miguel que trabalhou na funerária, o filho dele vem sendo destaque ao meio acadêmico, ele é biólogo de animais mesmo, cadê o prefeito para contatar esse cara. O filho do Miguel é um rapaz jovem, com talento e disposição, logo logo ele vai embora e não teremos ninguém para cuidar de nossa fauna. Ele sabe dizer o que melhor podemos fazer com esse animais.

    ResponderExcluir
  4. Eu sugiro liberar a caça pra gente poder fazer um tira gosto com esse bicho,é melhor que contamionar as pessoas com a febre maculosa não é não Pascoal! mas os "home do chapéu grande" tão achando que os bichos são deles,aí não dá,tá certo Pascoal!!

    ResponderExcluir
  5. boa ideia,sabe que dá ate pra tomar uma pinguinha pra acompanhar!!! gostei mesmo da idéia.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, Raul soares é uma cidade pequenas, não acho que possa ocorrer este problema de febre maculosa, apesar de todo planeta haver sérios desequilíbrio ambientais, por ser uma cidade pequena e a região ser bem rica em animais e pássaros, que se alimentam deste carrapatos, enfim um ajuda o outro...e equilibram esta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei, não. Esse equilíbrio ecológico não anda tão perfeito assim. Aqui em casa, onde o quintal é de fundos para o rio, os carrapatos subiram e atacaram meus cães e eles ficaram doentes. Tiveram que ser medicados com antibióticos por mais de 30 dias para se livrarem da doença. A presença dessas capivaras deveria ser objeto de estudo de biólogos. Temos que nos precaver antes que um mal maior aconteça.

      Excluir
  7. Pelo conhecimento que tenho esses animais silvestres transmitem doença e por isso há a necessidade de transferi-los para um local seguro tanto para eles como para nós.
    Sávio Barçante de Figueiredo - Goianésia - GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma sugestão boa de um local seguro: minha panela! lá elas não transmitirá a febre maculosa pra ninguém.

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.