sexta-feira, 22 de maio de 2015

Rio Doce avança em Planejamento

image

Rio Doce (MG) - Em meados de maio a população de Rio Doce aprovou, em assembleias públicas, duas importantes ferramentas para planejar o futuro: o Plano Decenal de Educação/PDE e o Plano Municipal de Saneamento Básico/PMSB, este com prazo de 20 anos.

 

Na sexta-feira, dia 15 de maio, professores das redes municipal e estadual, pais de alunos e demais interessados compareceram ao Centro Comunitário de Múltiplo Uso para debater e propor alterações, assim como aprovarem o PDE. Este é o segundo Plano Decenal aprovado pelo município, sendo que o primeiro, vencido em 2014, foi rigorosamente seguido e as metas cumpridas. Para elaboração do atual PDE foi formada uma Comissão pelo Conselho Municipal de Educação, com apoio técnico da equipe de especialistas contratada pela prefeitura. Após meses de levantamentos e estudos, a versão inicial foi submetida à Audiência Pública, emendada e aprovada pelos presentes. A versão final – com metas e estratégias do município para os próximos 10 anos – irá se transformar em lei após votação na Câmara Municipal, o que deve acontecer até o final do mês, colocando Rio Doce como o primeiro entre os municípios da Superintendência Regional de Ensino de Ponte Nova a cumprirem esta obrigação legal.

Já o PMSB, o primeiro dentro do Comitê de Bacias do Rio Piranga que foi encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para se transformar em lei, também foi aprovado em assembleia pública, no último dia 18 de maio. O Plano, para ser realizado, contou com recursos do Comitê da Bacia do Rio Doce, através da IBIO, que contratou e acompanhou o desenvolvimento pela Vallenge Engenharia, empresa especializada com sede em São Paulo.

“Esta é uma etapa obrigatória e fundamental para legitimação de políticas públicas do setor, visando universalização do atendimento e a eficácia das metas e ações nas modalidades de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais urbanas. A ser seguido até 2034, com revisões de 4 em 4 anos, o Plano prevê o atendimento a 100% da população do município em todas as quatro modalidades acima elencadas”, finaliza nota enviada pela assessoria de imprensa do município de Rio Doce.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Um comentário:

  1. quem quiser saber se e verdade venha aqui em rio doce pra ver se conseguir enxergar alguma coisa

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.