sábado, 2 de maio de 2015

AMAPI realiza 1º Fórum de Cultura

Grupo de Congado de Paulo AcândidoA AMAPI realizou, nos dias 28 e 29 de abril, em parceria com as prefeituras de Ponte Nova, Rio Doce, Mariana e Santo Antônio do Grama, e com o apoio do Circuito Turístico Montanhas e Fé, o I Fórum Intermunicipal de Cultura de Ponte Nova. O evento aconteceu no salão do Pontenovense e reuniu representantes das cidades de Alvinópolis, Rio Doce, Paula Cândido, Dom Silvério, Mariana, Viçosa, Santo Antônio do Grama, Guaraciaba, São Pedro dos Ferros e Urucânia, além dos anfitriões.

DSCF1533A abertura do fórum, ocorrida no dia 28, contou a presença do Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, que ministrou palestra magna sobre a temática cultural. Ele enalteceu o trabalho realizado pela AMAPI, no que diz respeito à união dos municípios em prol de um bem coletivo, na área da cultura. “A Cultura perpassa por todas as áreas. Minas Gerais tem dimensões territoriais do tamanho da Itália e possui 853 municípios. Todos precisam estar engajados num pensamento em comum”, afirmou o secretário.

DSCF1548A mesa de autoridades foi composta pelo secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, pelo primeiro vice-presidente e prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, pelo segundo vice e prefeito de Urucânia, Frederico Brum de Carvalho, pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, José Mauro Raimundi, pelo secretário de Cultura e Turismo de Ponte Nova, Emerson de Paula, e pela secretária de Cultura de Rio Doce, Adair Liberato, esta representando todos os secretários de cultura.

DSCF1539O Fórum pretende ampliar a articulação e troca de experiências entre as cidades e fortalecer as culturas locais, tão marcadas pela gastronomia, artes, dança, pintura, congados, grupos étnicos, folclore, entre outros movimentos. O vice-presidente da Associação, Guto Malta/Prefeito de Ponte Nova, ressaltou, no pronunciamento, que não adianta falar de desenvolvimento econômico sem promover o diálogo com os produtores e fazedores de cultura. Sobre a vinda do Secretário de Estado de Cultura à cidade, Guto destacou que está havendo a mudança na dinâmica do diálogo entre Estado e municípios: “A vinda de Ângelo Oswaldo até nós é carregada de um forte simbolismo, que representa a humildade e o comprometimento para com a nossa região. Estamos falando da democratização, da descentralização de ações e do resgate da importância social, política, econômica e cultural do Vale do Piranga”, pontuou.

José Adalberto/Secretário Executivo da AMAPI também agradeceu a presença do secretário e disse que ela demonstra que a iniciativa está no caminho certo. “A presença do Secretário no Fórum é carregada de simbolismo e mostra que precisamos começar nossas ações de cima pra baixo, também. É um trabalho em conjunto e de grande peso e relevância para a nossa região. O municipalismo, com isso, ganha cada vez mais força e credibilidade”, destacou.

O secretário Ângelo Oswaldo, por sua vez, defendeu a congregação de municípios e referiu-e ao Fórum Intermunicipal de Cultura como exemplo para outras regiões do Estado. “O Fórum contribui no compartilhamento de políticas que tendem a favorecer a região como um todo. O raciocínio é simples: ao invés de dividir, podemos somar. É uma reunião de municípios que interagem, que estão no mesmo território, que compartilham vocações e problemas similares, que têm afinidades e que podem agir paralelamente e em sincronia”, ressaltou.

O evento foi marcado por exposições artesanais de vários grupos da região, pelas apresentações da Banda de Congado José Lúcio Rocha, da comunidade quilombola de Córrego do Meio, do distrito de Airões, município de Paula Cândido, e da aluna do projeto TIM ArtEducAção de Ponte Nova, Júlia Alves Rafael Silva, que recitou a poesia “Uma palmada bem dada”, de Cecília Meireles. A representante da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (Alepon), Wilma Quintiliano, entregou à Ângelo Oswaldo um kit contendo 12 livros de escritores ponte-novenses. O Secretário recebeu, também, documento assinado pelos 26 municípios da área da abrangência da AMAPI, contendo um panorama da cultura regional.

Continuidade

O Fórum teve continuidade no dia 29 de abril, com palestra, pela manhã, do produtor artístico na cidade de Viçosa, Amauri Rocha. À tarde, foi a vez de grupos de discussão se reunirem para tratar das temáticas “Adesão ao Sistema Nacional de Cultura: passo a passo”, “Cultura e Turismo: inter-relações e oportunidades”, “Memória e Identidade Cultural” e “Elaboração de projetos culturais e leis de incentivo”.

Após a discussão dos grupos, será elaborado um documento com todas as propostas voltadas para o setor cultural.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ponte Nova.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.