terça-feira, 10 de março de 2015

PM registra ocorrência de possível “saidinha de banco” em Caratinga

imageCaratinga (MG) - A Policia Militar foi acionada na manhã de sábado, onde a vítima informou aos Militares que realizava a operação de saque no caixa eletrônico do Banco Bradesco de 500 reais. Nesse instante, ele foi procurado por uma pessoa para lhe dar uma informação, que também estava dentro do banco próximo a ele. Quando a máquina liberou o dinheiro, ele viu esse homem, que estava atrás dele, pegar o seu dinheiro.

 

O homem negou os fatos, porém ele estava com 750 reais no bolso da sua calça.

A vítima entregou um extrato bancário à polícia demonstrando que o saque foi feito normalmente, enquanto o acusado disse que também havia sacado o valor, mas no extrato que ele apresentou não constava nenhum saque de 500 reais.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para mais esclarecimentos.

 

Golpe "Saidinha de Banco"

Saiba como evitar ser vítima do golpe da "saidinha":

O que é "saidinha" de banco?

A chamada 'saidinha' é um dos golpes mais comuns contra clientes de bancos. Consiste na abordagem a clientes que tenham sacado dinheiro - geralmente grandes valores - nas agências ou nos caixas eletrônicos. Também pode ocorrer o roubo de clientes que estejam indo ao banco para realizar depósito em espécie.

Como funciona?

Os chamados olheiros ficam rondando os estabelecimentos para identificar potenciais vítimas, normalmente clientes rotineiros, que estão indo constantemente à agência. Eles registram seus trajetos e hábitos e repassam os dados a comparsas, que seguem as vítimas. Por isso, a maioria das pessoas é atacada longe das agências, muitas vezes em área próxima a seus locais de trabalho, negócios ou mesmo residências.

Como evitar?

Evite sacar valores altos em espécie. Prefira sempre as transações eletrônicas, que oferecem mais segurança, comodidade e eficiência. Exemplos: DOC, TED, transferência via telefone e Internet.

Se tiver de realizar saques de valores altos:

Nunca conte dinheiro em público. Se houver necessidade disso, faça em local reservado da agência. Algumas instituições possuem locais reservados para essa finalidade. Informe-se com um funcionário do banco;

Não comente com estranhos sobre a operação que realizou ou realizará;

Procure ir ao banco sempre acompanhado;

Seja discreto e rápido ao conferir o seu dinheiro e sair do banco;

Procure mudar seus trajetos e horários de ida à agência;

Desconfie de pessoas que fiquem por longo período dentro das agências sem realizar qualquer operação;

Caso sinta que está sendo observado ou seguido, entre num local movimentado, acione a Polícia Militar (tel. 190) e informe as características do observador;

Ao efetuar depósitos no caixa eletrônico, tome cuidado para que não haja troca de envelopes. Não peça, nem aceite ajuda de estranhos. Procure, sempre, a ajuda de um funcionário identificado do banco;

Se desconfiar de que está sendo observado por suspeitos no interior de uma agência, procure um funcionário identificado do banco ou um segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.