Devido à falta de chuvas neste verão intenso que se abateu sobre o país, muitas cidades estão tendo problemas com o abastecimento de água para a população e, dependendo da situação, algumas estão tendo que adotar medidas extremas como o racionamento.
Este não é o caso de Raul Soares, felizmente. De acordo com o SAAE a escassez de água ainda não atingiu a cidade e, se tudo correr bem, tão cedo não haverá problemas. Espera-se que, ainda neste mês, o serviço de captação por gravidade esteja concluído, o que minimizará os custos e melhorará ainda mais a qualidade de água que, no novo serviço, será captada diretamente da represa do Emboque.
O que o SAAE de Raul Soares tem solicitado à população são medidas de economia de água, dentro de limites razoáveis, evitando o seu desperdício com lavagens de veículos, calçadas etc. que, em alguns casos, tem chamado a atenção, principalmente de pessoas que transitam nas avenidas e se molham com as poças formadas nas ruas.
Seja sustentável. Consuma conscientemente. Poupe água.
Água, sabendo usar, não vai faltar! Água é vida!
Sr. Pascoal acredito que o senhor como o responsável por essa postagem esteja um tanto equivocado quanto a escassez de água no município de Raul Soares e seu perímetro rural. O exemplo de falta d'água e claro em toda zona rural, sendo possível exemplificar com a situação dos moradores do Córrego da Laranjeira e Matipozinho, onde alguns dos moradores já encontram dificuldades em captar água ate mesmo para consumo residencial.
ResponderExcluirQuanto ao perímetro urbano temos o privilegio de ser servido por dois graciosos rios que mesmo não nos deixando na mão apresentam sinais de fraqueza.
Fica evidente que com esse período de estiagem e o consumo irracional de água, nos moradores da querida Raul Soares podemos vir a passar dificuldades por falta d'água num futuro bem próximo.
Seria de grande utilidade publica a instalação de réguas pluviométricas para melhor acompanhamento de nossos recursos hídricos pela população e também possibilitando a criação de um banco de dados que deveria ser gerado e disponibilizado pelo órgão competente,que nesse caso seria o SAAE ou a Secretaria de Meio Ambiente.
Neste post, me referi aos recursos hídricos de responsabilidade do SAAE disponíveis para a população da cidade. Com relação ao município, ainda não tenho as informações.
ExcluirConcordo com vc caro anônimo, Raul Soares nunca viveu em sua história uma falta de água como essa, principalmente na Zona Rural, muitos poços e cisternas, onde a séculos existia água, hoje estão secos...Na cidade não é diferente, quem diria que passaríamos o Rio Santana e Matipó aos passos ? É visível a falta de água...tenho me deparado com esses mesmos Rios cheios de lixos, jogado pela população e a polícia ambiental não faz nada, vivem a perseguir somente o homem do campo. Acordam "autoridades" o caso é mais sério que a gente pensa, boa matéria caro amigo Pascoal, mas completamente equivocada pelo SAAE.
ExcluirNão houve equívoco por parte do SAAE. A consulta que fiz foi se Raul Soares correria o risco de racionamento no momento e a resposta foi não. O reservatório do Emboque, apesar de estar em baixa, ainda represa muita água. E mesmo se não represasse, somente a vazão para manter o rio com o mínimo de água daria para abastecer a cidade com sobra.
ExcluirIsso meu amigo Pascoal é se chover...Não podemos baixar a guarda...as chuvas sumiram e nós não estamos fazendo a nossa parte, muitos estão achando que não teremos racionamento pela cidade ser banhada por dois rios, isso é contar com ovo que ainda não foi botado. É momento de cautela, a zona rural como já falei já está pagando o pato e nossas "autoridades" não estão fazendo NADA, pra acabar com a poluição de nossos rios. ESSE mesmo SAAE, deposita em nossos rios todos os dias TONELADAS de esgoto sem tratamento, SUINOCULTURAS também despejam Bos.... todos os dias e ninguém também faz nada, será que podemos nos dar o luxo de falar em sobra de água ? Me desculpe meu amigo, sou fã de seu trabalho, mas, sou alguém indignado com algumas situações quem vem acontecendo em Nossa Querida Raul Soares e ninguém faz NADA, como por exemplo o LAVA JATO DOS TAXISTAS...Quem tá pagando aquela conta ? Se não sabem a resposta: SOMOS NÓS....
ExcluirRealmente, não podemos baixar a guarda. A avaliação foi feita para o momento atual. Se não vierem as chuvas que esperamos, a situação poderá se agravar ainda mais com consequências desastrosas para o município.
ExcluirTemos tantos recursos hídricos que nos damos ao luxo de manter um lavador de carros na rodoviária para uso exclusivo dos taxistas e ainda, debochamos do resto do País que não podem lavar suas calçadas e ruas como se faz diariamente em Raul Soares. Temos água para dar, vender e esperdiçar.
ResponderExcluirQue bom que vocês tem um espelho para valorizar suas águas.
ResponderExcluirLuxo é saber o valor da água para nossa existência, e preservar para todas as gerações.
Realmente um absurdo esses taxistas dando banho nos carros, com tanta gente no país privados de fazer higiene pessoal.
ResponderExcluirEsse lavador de carros dos taxistas de Raul Soares é uma afronta à sociedade. Alguma autoridade tinha que tomar uma providência e acabar de vez com essa farra.
ExcluirBasta que a Secretaria do Meio Ambiente, e os Policiais do Meio Ambiente, fizessem cumprir a lei, que determina a caixa de separação de resíduos para os lava jatos fossem cumprida, mas quanto ao gasto de água, são os Taxistas que pagam a conta, só faltando para eles o bom senso, e para as autoridades o cumprimento da lei, e todos ficariam alegres.
ExcluirAgora imaginem neste carnaval o mundão de gente que vira para Raul Soares, pois em varias cidades que estão passando por racionamento e algumas estão evitando ter que passar por isto, não terão carnaval, apenas para blocos locais. Vão sujar mais nossa cidade, depredar patrimônios, escandalizar nossas famílias com atos ilícitos, etc.. etc.. etc..que todos já sabem e conhecem. O que a prefeitura gasta com as festas, não e reposto com vendas de alvarás (taxas) e o dinheiro que circular na cidade vao acompanhar as caravanas que veem de fora para vender. Poucos vao lucrar com isto. Sem contar na falta de sossego dos moradores da cidadae.
ResponderExcluircaro anonimo das 23,26, discordo com você no valor financeiro para o município hotéis , lotados, supermercados lotados,restaurantes lotados, bares vendendo muito e varias casas sendo alugadas para o carnaval. concordo que vem gente só para vender levar o dinheiro e ir embora, mas grande parte do dinheiro do turista fica na cidade. saudações raulsoarense.
ExcluirRealmente caros conterrâneos, vamos penar no carnaval se formos pensar em lucros. Esta ano o bicho vai pegar, pois as cidades vizinhas vão fazer bons carnavais, com boas bandas então não vem muita gente prá cá. Acho ótimo pois assim podemos guardar prá nós a nossa água, que não vai demorar a acabar se ficarmos desperdiçando com festinhas e outras bobagens mais. O povo e as autoridades de Raul tem que pensar que o "pau que bate em chico bate também em francisco". Juizo, gente!
ExcluirPascoal, mesmo com essa crise de água que se avizinha por aí e que esperamos não sermos apanhados por ela, porque também vamos entrar nas campanhas de economia do precioso líquido, está na entrada da cidade um cartaz com a propaganda do parque aquático que vai começar a ser construído em março. De onde vem esta água? Enquanto clubes de várias cidades estão fechando as piscinas, aqui querem construir um parque aquático. Haja água para abastecer...
ResponderExcluir