sábado, 13 de dezembro de 2014

Municípios passarão a ser responsáveis pela manutenção da iluminação pública da cidade

imageA partir do dia primeiro de janeiro de 2015, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras de energia de todo o Brasil devem transferir para as prefeituras os ativos de iluminação pública. A manutenção de lâmpadas, luminárias, relé/contadores, reator, braço e acessórios ficarão agora por conta das prefeituras.

 

O artigo 21 da Seção X, da Resolução Normativa 414 da Aneel diz que a responsabilidade pelos serviços de elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública é de pessoa jurídica de direito público ou por esta delegada mediante concessão ou autorização. Ou seja, os municípios passam a ser responsáveis pela manutenção da iluminação pública das cidades. Isso inclui a substituição de lâmpadas apagadas ou a verificação de lâmpadas acesas durante o dia, além da manutenção preventiva e corretiva, melhorias e extensão dos pontos de iluminação pública de toda a cidade.

Valor da contribuição 

Em Minas Gerais, a Cemig é o agente que realiza a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública. Como não se trata de um imposto, o valor da contribuição é dividido entre todos para se instalar e manter o serviço de iluminação pública do município.

A seleção de consumidores e os valores cobrados são definidos pela prefeitura. A Cemig não cobra da prefeitura; ela recolhe, desconta o valor da energia fornecida e repassa o recurso para a prefeitura.

5 comentários:

  1. Pelo visto as ruas de Raul Soares vão ficar as escuras.

    ResponderExcluir
  2. Atitude irresponsável da Aneel, as Prefeituras estão sucateadas e não estão dando conta de nada, nem de gerir as coisas mais simples como por exemplo a limpeza urbana e coleta de lixo. Essa foi boa... foi a do ano...vamos ficar as escuras com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você se referiu à prefeitura de Raul Soares, porque as outras estão com as contas em dia. E essa mudança da Aneel está sendo discutida há tempos e ninguém foi pego de surpresa. Só nos raulsoarenses é que ficaremos no escuro.

      Excluir
  3. vou pedir um presente nesse natal ,papai noel eu quero uma lanterna de presente ,

    ResponderExcluir
  4. "...as distribuidoras de energia de todo o Brasil devem transferir para as prefeituras os ativos de iluminação pública. A manutenção de lâmpadas, luminárias, relé/contadores, reator, braço e acessórios ficarão agora por conta das prefeituras."
    Entenda-se: Na conta de energia já é cobrado uma taxa de iluminação pública que a concessionária repassará para a Prefeitura do município originário fazer a manutenção.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.