sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Criado o Fórum Regional de Cultura

Forum Cultura na AMAPI 10 (2)Com o apoio da diretoria da AMAPI e do CIMVALPI foi criado, em 10 de setembro, o Fórum Regional de Cultura. A primeira reunião aconteceu na sede da Associação, sendo presidida pelo vice-presidente e prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, e contou com a presença de gestores da área e voluntários que atuam em prol de política culturais, na região.

Forum Cultura na AMAPI 10 (5)O principal objetivo do Fórum será a articulação e a troca de experiências entre os municípios para que haja um fortalecimento da cultural local. “Infelizmente nossas cidades são lembradas e marcadas por acontecimentos ruins. Precisamos mudar essa realidade e esse foco e este Fórum provocará essa mudança, ele é o caminho para a valorização”, disse Guto Malta. Dentre as propostas aprovadas está a criação de um Calendário Regional de Eventos, capacitação dos gestores da área cultural e formação de um grupo de trabalho que irá mapear e direcionar as principais ações a serem tomadas.

Forum Cultura na AMAPI 10 (11)“Para que as ações aconteçam é preciso o envolvimento, direto, do prefeito. Sem ele, as políticas culturais acabam perdendo força e se restringindo a festas que já fazem parte do calendário nacional e religioso”, ressalta Meyre Aparecida Ribeiro/Chefe do Departamento de Cultura do município de São José do Goiabal. Antônio Delfonso Ferreira/Secretário de Cultura de Mariana, aposta na iniciativa como mola propulsora de mudanças reais e fortalecimento regional. “Esse Fórum é importantíssimo, pois através dele conseguiremos promover o resgate cultural, a identidade dos nossos municípios e do nosso povo”, destacou.

Para o idealizador do projeto, Emerson de Paula/Secretário de Cultura de Ponte Nova, este passo é um grande avanço que ele espera que perpetue, independe dos governos. “A cultura não está, mais, sendo tratada de forma isolada, ela agora faz parte das reuniões da AMAPI e do CIMVALPI e, juntos, iremos desenvolver ações que serão parte da história. Isso é fazer cultura, é criar história”, destaca.

Ao todo, cerca de 46 municípios serão envolvidos no projeto, pioneiro na região, que estimulará debates e ações, através de uma gestão de informação cultural com acessibilidade à cultural que envolve áreas como: gastronomia, artes, dança, pintura, congados, grupos étnicos, folclore, dentre outros.

A próxima reunião foi marcada para 30 de setembro, entre as 14h e 16h, na sede da Associação e espera-se contar com a presença maciça dos secretários e agentes de cultura.

Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.