segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Uma aventura de bike na represa do Emboque

imageNo último sábado (23), participei, ao lado dos jovens amigos Ivan Oliveira e Henrique Rocha, de uma trilha de bike, curtindo a beleza oferecida pelos vales e montanhas da área rural raul-soarense. O destino da aventura foi a represa do Emboque.

Munidos apenas da coragem em enfrentar desafios, lá fomos nós, partindo às 8h da Oficina de Bicicletas Antunes Bike, do amigo Léo, localizada logo após o pontilhão do bairro Bom Jesus.

imageNo começo até que foi bem mas, ao pegar a estrada de chão batido do córrego do Boachá, as coisas começaram a ficar mais difíceis, pois os morros começaram a surgir e a estrada começava a virar trilha. Ao nos aproximarmos da serra do Tico-Tico a inclinação aumentou, fazendo com que eu tivesse que descer imageda bike e empurrar morro acima, de tão íngremes que eram as subidas. Apenas o veterano Ivan subiu todos os morros montado, seguido do colega Henrique, que, por ser também mais jovem, subia bem alguns morros, me deixando na rabeira, empurrando a bike. Por sorte, o Ivan descia o morro e ainda vinha me ajudar a carregar a bicicleta, para que eu não me prostrasse de vez.

imageAo subirmos a última rampa, avistamos finalmente a imponente represa do Emboque. Aí já foi tranquilo e só descidas para descansar as pernas que já estavam bem desgastadas.

Após um pequeno descanso, com direito a um banho nas águas da represa e registrar as fotos do momento, atravessamos a ponte e retornamos pela estrada que liga Bicuíba a Raul Soares. Aí já foi mais tranquilo, só descidas e apenas alguns leves morros para subir. Deu para voltar bem, sem ter mais que empurrar a bike.

imageDepois dessa, deu para aprender que ainda tenho que praticar muito para chegar perto desses jovens como o Ivan e o Henrique. Pedalar em trilhas exige muito treino e dedicação e um preparo físico vigoroso. Não vou desistir, mas vou procurar trilhas mais suaves, compatíveis com a minha idade. Afinal, um jovem de 68 anos não pode se comparar com os de menos de 18. Cheguei em casa morto de cansaço, mas, hoje, amanheci pronto para outra, desde que seja mais leve.

Enquanto isso, continuo cumprindo o meu roteiro diário de 12 Km por dia, para não perder o costume.

foto 1 foto 2

Mapa do percurso

image

Geraldo Pascoal

Um comentário:

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.