quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Mais uma faixa elevada para travessia de pedestres sendo construída

foto

Como uma ferramenta a mais para assegurar a segurança dos pedestres no trânsito de Raul Soares, mais uma faixa elevada para travessia de pedestres está sendo construída na av. Getúlio Vargas.

 

Desta vez, em frente à Mercearia Lanna, onde o fluxo de pedestres é grande, pois irá facilitar a travessia, de forma mais segura, dos alunos que frequentam a Escola Estadual Benedito Valadares, do Colégio Anglo, e de quem precisa se locomover entre o comércio da avenida e a estação rodoviária.

A previsão é de que sejam instaladas mais duas faixas dessas ao longo da avenida. 

32 comentários:

  1. MUITO BOM TER AS FAIXAS, SÓ UMA SUGESTÃO A RAMPA DE ACESSO FICOU MUITO INCLINADO ESBARO O FUNDO DO CARRO TODA VEZ QUE PASSO NÃO TERIA COMO FAZER UM POUQUINHO MENOS INCLINADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A medida oficial da elevação é de 50 cm. Estive na obra e constatei que a rampa está sendo construída com mais de 60 cm, portando, além do que estipula o Contran. Você vai ter que passar mais devagar da próxima vez. Vi vários carros passando e nenhum esbarrou o fundo.

      Excluir
  2. São tantos quebra molas ou faixa para pedestre que a Câmara vai acabar reunindo em caráter extraordinário para aprovar nomes das referidas obras. Que tristeza. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deveria ser tristeza, mesmo. Dizem que se mede a cultura de um povo pela quantidade de quebra-molas que existem em uma cidade. Se os motoristas não respeitam a lei, não há outro recurso.

      Excluir
  3. Os choroes como sempre só a criticar, infelismente é um mal necessário em nossa cidade, visto que a maioria de nossos condutores não tem a devida educação com relação ao trânsito (preferência dentre outras), agora é só acostumar com as faixas e nossos condutores darem a preferências aos pedestres durante a travessia(como já contece em algumas cidades visinhas).

    ResponderExcluir
  4. em raul soares tem mais carro do que pedestre,tá precisando arrumar faixa então é para os carros,kkk..coitado do motorista RAUSSUÌNO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O choro é livre. Mas o fato importante é que os motoristas não têm a consciência necessária para dirigir seus veículos dentro das normas de segurança. Moto, principalmente, não respeita nenhum pedestre e, se bobear, passa por cima. Falta civilidade. Acredito que só com quebra-molas e uma maciça campanha educativa conseguiremos resolver esse problema crônico do trânsito raul-soarense. Quanto à quantidade de veículos, é fato que muita gente tira o carro da garagem para andar pouco mais que três quarteirões. Numa cidade pequena como esta, a maioria deveria andar a pé ou de bicicleta e deixar o carro para distâncias que valessem a pena a sua utilização. É bom para a saúde e para o bolso.

      Excluir
  5. Já tem taxista na cidade transportando no máximo dois passageiros porque o carro ta agarrando o fundo. Do jeito que ta vai ter que fazer baldeação. E levo até ao quebra mola. Do outro lado é com outro táxi. Que horror...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda ele trocar de carro porque o dele já deve estar vencido.

      Excluir
  6. Acho que não ta vencido. Anda de carro e passa lá. Ta fora do patrão fifa os quebra molas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser porque o calçamento é irregular. As medidas estão de acordo com as instruções do Contran. O único problema em Raul Soares é a altura dos meio-fios que é 5 cm acima do padrão.

      Excluir
    2. Uai, lá em cima vc. falou que a medida do Contran é de 50cm (meio metro) e que vc. passou lá e viu que está com 60cm, acima da medida oficial. Tá errado.
      Como pode um carro subir um degrau de meio metro de altura, sem encostar em nada?
      Tem alguma coisa errada por aí....

      Excluir
    3. Quando eu disse 60 cm estava me referindo ao comprimento da rampa. Com 50 cm as elevações realmente estão dentro do padrão. A segunda elevação, em frente à Mercearia Lanna, estava com 60 cm de comprimento, para atender aos que estavam reclamando. Foi para melhorar a subida na rampa e, não, piorar. Mas, pelo que eu tenho notado, não vai dar para agradar a todos, principalmente a quem gosta de trafegar em alta velocidade.

      Excluir
  7. paschoal esses quebra mola veio na hora certa estávamos precisando deles os motorista não tem educação vai ajudar muito os pedestres

    ResponderExcluir
  8. Mensagem aos turistas: “Bem vindos a Raul Soares! Atenção com os quebra-molas. Infelizmente eles são um mal necessário. Gostaríamos que fosse diferente. Infelizmente, muitos motoristas não têm educação e outros nem mesmo habilitação. Queremos as pessoas vivas! Quem sabe um dia eles poderão ser removidos. Todos sonhamos com esse dia. Abraços e voltem sempre!”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mensagem correta seria"BEM FEITO,CHEGOU"

      Excluir
  9. É só subir um pouco a rampa para tirar a quina do quebra mola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que deve ser feito de acordo com a padronização do Contran. Se facilitar muito para os veículos, os motoqueiros, principalmente, passarão por eles como se eles não existissem e o perigo para os pedestres continuará. Danos materiais é coisa pouca se comparado à perda de vidas humanas. Vamos ser mais sensatos e priorizar a vida.

      Excluir
  10. pena que o saae vai acabar com eles rapidinho vai quebrar tudo e largar pra lá como faz com o calçamento

    ResponderExcluir
  11. Será que o pedestre que passar fora da passarela será multado e rebocado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Ainda mais se tiver tomado umas.

      Excluir
  12. PELO QUE FALAM AÍ EM CIMA PARECE QUE SÓ TEM GENTE MAL EDUCADA EM RAUL SOARES. MAS NÃO É BEM ASSIM NÃO. NÃO VAMOS GENERALIZAR EXISTE SIM MAL EDUCADOS, IGNORANTES, MAS TAMBÉM PESSOAS DE BEM QUE DIRIGEM O SEU CARRO COM RESPONSABILIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As opiniões expostas acima são uma prova de que o trânsito aqui não anda bem e a culpa é dos que trafegam nas ruas sem o mínimo cuidado. Claro que não são todos, mas que é uma parcela expressiva, isto é inegável. Precisamos, além dos quebra-molas, de uma urgente reeducação de trânsito de nossos motoristas. Temos vários exemplos de cidades vizinhas que fizeram esse trabalho e hoje têm um trânsito civilizado, onde o pedestre é respeitado como manda a lei.

      Excluir
  13. falta uma portal na entrada da cidade, com seguinte dizeres seja bem vindo a cidade dos quebra molas, raul soares em breve vai ser noticias no fantástico. a cidade que mais tem lombada no leste de minas, temos tb o prefeito mais bem pago da regiao, pagar um salario de 16.900 reais a uma cara pra fazer quebra molas em um ano e meio,ele fez 25 quebra molas...............pior que votei neste cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prefeito pode até ter os seus defeitos, mas está atendendo ao clamor da população que exigia o cumprimento das metas estabelecidas no cronograma do Conselho Municipal de trânsito, que incluía, além de placas sinalizadoras, vários quebra-molas na avenida principal, visando a segurança dos pedestres. Há um ditado popular que diz que se mede a educação de um povo pela quantidade de quebra-molas instalados em uma cidade. Acho que não é necessário dizer mais nada.

      Excluir
    2. Porque quebra molas e não semáforo? Não seria mais civilizada a segunda opção? Se Raul Soares quer mesmo entrar na rota do turismo nacional e até internacional, como dizem por aí, deveria se modernizar mais e não entulhar a cidade de quebra molas, porque aí é que o turista não aparece... Aí é que entra a capacidade de gestão do administrador público.

      Excluir
    3. É evidente que a instalação de semáforos seria a melhor opção, porém a mais cara e inviável no momento, segundo as informações. Eu já acho que a instalação de redutor de velocidade eletrônico seria melhor ainda, porém, em virtude das dificuldades, a construção da faixa elevada para travessia de pedestres foi a melhor opção, levando-se em conta, ainda, o grau de incivilidade a que chegaram nossos motoristas. Na minha opinião, temos o que merecemos.

      Excluir
  14. Veja o que diz a Norma do CONTRAN:
    “Art. 3º As ondulações transversais às vias públicas denominam-se TIPO I e TIPO II e deverão atender aos projetos-tipo constantes do ANEXO I da presente Resolução. Deverão apresentar as seguintes dimensões:
    I - TIPO I:
    a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
    b) comprimento: 1,50
    c) altura: até 8cm (máximo).
    II - TIPO II:
    a) largura: igual à da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;
    b) comprimento: 3,70m;
    c) altura: até 10cm (máximo).

    os NOVOS quebra molas estão nessas MEDIDAS ae ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estão sendo construídas "ondulações transversais" e, sim, "faixa elevada para travessia de pedestres". O interesse, no caso, é proteger o pedestre e, não, os carros. E as normas para estas construções estão de acordo com as orientações do Contran, conforme mapa explicativo que já foi postado neste blog. Por mim, essas elevações seriam até mais altas para dar mais segurança ao pedestre. Hoje mesmo, presenciei um motoqueiro apressado, passando por sobre uma dessas faixas em alta velocidade e usando apenas uma roda. Uma pena que não havia nenhum policial por perto no momento para autuá-lo.

      Excluir
  15. vc poderia nos mostrar essas orientações do Contran ?? com medidas e tal, só pra galera ficar sabendo aki e pararmos de reclamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo,
      É só pesquisar no blog que você acha. Já publiquei essa orientação com detalhes. Para facilitar, veja no link http://pascoalonline.blogspot.com.br/2014/08/mais-uma-faixa-elevada-para-travessia.html

      Excluir
  16. vô procurar aki Pascoal, é sempre bom ficar por dentro desses artigos e resoluções do CTB

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.