Guaraciaba (MG) – Foi lançado, oficialmente, na cidade de Guaraciaba, na tarde de 28 de maio, o Projeto Meninos de Minas, voltado para jovens entre 13 e 17 anos, desenvolve atividades ligadas à música, através de oficinas de musicalização e construção de instrumentos musicais, a partir da utilização de material reciclado.
Os participantes têm acesso ao mundo das artes e da cultura, ampliando as oportunidades de inserção social, com a participação em ações que aumentam as habilidades individuais e coletivas, inclusive com atividades focadas na cidadania, solidariedade e respeito à diversidade.
Estiveram presentes à cerimônia, o prefeito municipal José Roberto, o vereador José Geraldo, a secretária de assistência social, Dalva Barbosa, a secretária de educação, Valdete Guimarães, a coordenadora do CRAS, Mayra Cabral e o coordenador do Projeto, Cléber Rodrigues. Todos foram unânimes ao destacarem a importância do projeto, para o município, que busca a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes através da música, desenvolvendo neles, o que há de melhor no ser humano: cidadania, solidariedade e respeito.
O coordenador do Projeto, Cléber Rodrigues, disse que no meio do ano haverá a seleção de um participante do município para fazer parte do grupo que irá se apresentar na Alemanha, em data prevista para o final deste ano.
O Projeto
O Projeto, que existe desde 2001, já proporcionou a centenas de adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, a participação em diversas atividades artísticas, além de palestras com temas diversos discutindo a ética, a cidadania, qualidade de vida e assuntos específicos de interesses dessa faixa etária.
Como resultado das oficinas, alguns participantes são selecionados para compor o Grupo de Apresentações Meninos de Minas e têm atividades focadas em performances de palco para realizar ações que divulgam o projeto. Este Grupo já se apresentou em diversas cidades mineiras além de Espanha e Portugal, onde participou dos VI e VII Encontro de Culturas de Serpa/Portugal, que reúne expressões culturais de vários países como Espanha, Portugal, Cabo Verde, Brasil entre outros.
Todas as atividades são gratuitas e os alunos recebem lanche, vale-transporte e uniforme. O Projeto tem patrocínio da Vale do Rio Doce, por meio da Lei Rouanet e apoio da Prefeitura Municipal de Guaraciaba; além de outros parceiros.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.