O Programa “Mais Médicos” é uma iniciativa do Governo Federal e faz parte do extenso pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde/SUS.
Além de levar mais médicos para regiões carentes destes profissionais, como periferias das capitais, aldeias indígenas e municípios do interior do país, está previsto também investimentos em infra-estrutura de hospitais e unidades de saúde. Este pacto engloba inclusive investimentos na área da Saúde e Educação, para a formação de profissionais na área da Medicina.
Sem-Peixe se inscreveu no programa e o município foi contemplado. O médico cubano, Roberto Sanches Remon, 34 anos, está trabalhando desde o dia 2 de abril. O médico nasceu no município de Parma Soriano, província de Santiago de Cuba, graduado no Instituto Superior de Ciências Médicas Número 2 – Santiago de Cuba, em 2007, especializado em Medicina Geral Integral/Clínica Geral.
Entrevistado pelo Piracuera, Roberto disse: “Sinto-me muito feliz e contente por participar do Programa Mais Médicos e assim poder ajudar o município de Sem-Peixe na área da saúde... Fui muito bem recebido e estou gostando de trabalhar aqui.” Questionado se existe alguma diferença no trabalho, Roberto foi bem claro: “Todos os seres humanos possuem a mesma estrutura anatômica e as enfermidades são as mesmas em todo lugar.”
Roberto Sanches informou, ainda, que o Programa exige que os médicos façam uma especialização em Medicina Familiar Comunitária, além de sempre manter contato com o Governo Federal, informando sobre os trabalhos aqui realizados. Disse ainda, que a vinda para Sem-Peixe não foi uma escolha pessoal e, sim, uma determinação do Ministro da Saúde que atendeu à solicitação do Executivo Municipal. O contrato com a Prefeitura é de três anos.
Com informações de Lara Repolês/Assessora de Comunicação da Prefeitura.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.