Alvinópolis (MG) - A cidade de Alvinópolis vem desenvolvendo um trabalho social voltado para as crianças do município. O Programa Curumim oferece atividades lúdicas aos pequenos, levando conhecimento e contribuindo para a reinserção social.
Conforme informações da coordenadora, Gláucia Repolês, “O programa tem como ponto de partida e como eixo básicos de suas atividades, o resgate da dimensão lúdica da infância, assegurando às crianças, em horário complementar ao da escola, um conjunto de atividades orientadas nas áreas de esporte, recreação e lazer”, destaca. O complemento com a educação formal se dá através do reforço escolar, visando à formação integral de cada criança.
Por meio de ações sócio-educativas, as crianças participam de atividades capazes de estimular uma postura crítica, filosófica e inventiva diante da vida e da sociedade.
Programa Curumim
O Programa foi criado em 2000 pelo Governo do Estado de Minas Gerais, sendo extinto alguns anos depois. Contudo, se fosse de interesse das prefeituras darem continuidade, poderiam, desde que o fizessem através de alguma secretaria. No caso de Alvinópolis foi a Secretaria de Ação Social que assumiu e conduz, atualmente, o Programa.
O Curumim conta com 52 alunos que, durante a permanência, têm atividades de artes, esportes e o Para Casa é acompanhado por monitores. Todos frequentam a brinquedoteca e a sala de informática. Ao final de cada ano, é realizada uma exposição chamada Reciclarte, a arte feita através de materiais recicláveis inteiramente feitos pelas crianças.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.