quinta-feira, 29 de maio de 2014

Professores da rede municipal de ensino conquistam o piso salarial

O projeto de lei que estabelece o pagamento do equivalente ao Piso Nacional, aos Professores da rede Municipal de Ensino, foi aprovado na Câmara por unanimidade.

fotoDepois de a lei ser sancionada pelo executivo, o município pagará aos professores P1, que atualmente recebem 878,45 reais, uma remuneração proporcional ao piso nacional, atualmente estabelecido em 1.018,42 reais, por uma jornada de 24 horas semanais. Este aumento beneficiará a maioria dos educadores do Município, inclusive os contratados.

 

O projeto foi aprovado pelos vereadores por unanimidade, nessa terça-feira (28), em reunião extraordinária que contou com a presença de educadores e alunos.

O Sinds-Raul participou ativamente dessa conquista. Foram mais de dois anos de luta, várias reuniões com os responsáveis pela educação municipal, iniciadas ainda na administração passada. O cumprimento da lei sempre esbarrava nas alegações de falta de recursos por parte do executivo e de divergências na lei quanto à complementação por parte do governo federal. 

Não é o melhor, mas já é uma boa ajuda a quem dedica o seu tempo enfrentando todo o tipo de dificuldades para alfabetizar as crianças deste município. Méritos para os professores e o Sinds-Raul que se empenhou em defender os interesses dos servidores municipais.

11 comentários:

  1. Mais do que merecido. Parabéns aos professores e sindicato!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a ninguém, direito é direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns sim! Se todos os direitos e leis no Brasil fossem cumpridos sem reivindicação e luta, nós viveriamos no paraíso. Eu luto por meus direitos sim.

      Excluir
  3. Não fez mais que obrigação pagar o mínimo exigido por lei,parabéns se pagasse mais do que exige a lei.e olha que ainda é uma vergonha esse piso que recebemos,e ainda menor do que o do estado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Esse piso ainda é vergonhoso para um profissional do magistério. Sem querer desmerecer outras categorias que também merecem o seu salário, um gari hoje ganha mais do que um professor que teve que cursar faculdade. Para que, afinal, vale todo esse tempo dispendido nos estudos, fora a burocracia para conseguir uma vaga?

      Excluir
  4. Queria saber se as outras categorias de educadores como os P2 por exemplo e os especialistas vão ter seus vencimentos reajustados proporcionalmente assim como os cargos técnicos.

    ResponderExcluir
  5. acho que tiveram vergonha de lançar o valor no edtal do concurso

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, não se dá o devido valor ao trabalho do professor, às vezes lembram que ele estudou pra isso e precisa de um retorno do investimento feito. Esqueceram que professores e todos os profissionais da educação são trabalhadores e precisam de salário compatível com a sua função. Os vereadores de Raul deveriam ter vergonha de divulgar isso.

    ResponderExcluir
  7. PASCHOAL ACHO JUSTO MAIS VC FALAR QUE GARI GANHA MAIS E JUSTO ELES GANHAR BEM VC FARIA O TRABALHO DELES,ACHO QUE ELES GANHA E POUCO PELO QUE FAZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz a ressalva no meu comentário. Não disse que gari ganha muito. Pelo contrário, acho que eles até ganham pouco pelo trabalho insalubre a que são submetidos. O que eu disse foi que um professor tem que estudar, cursar faculdade para ganhar agora 1.100 reais, enquanto que o gari não precisa de faculdade e ganha mais. Não é o gari que ganha muito, é o professor que ganha pouco demais. E tem vereador que ainda vem dizer que conseguiu uma conquista para os professores. Tenho certeza de que uma conquista igual a essa, qualquer um dispensa. Acredito que os professores aceitaram porque não conseguiram outra melhor, e acho também que continuarão lutando para conseguirem um salário mais digno para a classe.

      Excluir

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.