quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

História dos Perfumes

clip_image001Desde os primórdios, os perfumes são presença marcante na vida das pessoas, até na Bíblia Sagrada eles são citados quando Deus manda Moisés fazer incenso perfumado. No Egito antigo os religiosos desenvolveram várias substancias aromatizantes como óleos perfumados e incenso.

Os gregos utilizavam perfumes de várias partes do mundo para fins medicinais, os Árabes por sai vez tem papel fundamental para história dos perfumes, pois utilizavam alambiques para separar as impurezas extraindo matéria prima de boa qualidade. O processo utilizado pelos Árabes é utilizado até hoje em fabricas artesanais.

A partir do século XVII o perfume teve a sua popularização, pois até então eram utilizados apenas por membros reais na Europa.

Na fase moderna da perfumaria, a França se torna o berço das Essências e Perfumes Mundiais. Foram eles que desenvolveram os primeiros produtos a base de essências extraídas de madeiras, frutas, raízes e de diversas plantas, destacando-se as flores é claro.

A França como berço da perfumaria exporta anualmente toneladas de barris de essências para todo mundo. No Brasil, devido aos altos impostos a importação do perfume acarreta em um alto custo, porem se apenas a essência francesa for importada, o custo baixa e com isso, industrias nacionais desenvolvem seus próprios perfumes com as mesmas essências utilizadas no exterior, muitas delas consagradas por marcas e pessoas famosas.

Na formulação de um perfume destacam -se as notas de entrada, saída e de coração. Essas notas são identificadas pelo nosso olfato no momento que existe a inalação do perfum.

As essências mais utilizadas pela indústria são das Frutais, Cítricos, Ervas Aromáticas, Florais, Amadeiradas e Adocicados, ainda Classificados como Suave, Moderado e Intenso.

Cada perfume possui sua formulação própria com características e fixação diferentes um dos outros. A fixação também difere do tipo de pele de cada pessoa. Uma boa fixação é aquela que dure no mínimo 6:00hs quando aplicada diretamente na pele.

Com informações da Cultura Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.