quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mostra Teatro InCurso 2013 em São Pedro dos Ferros

clip_image002

TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO LEVA MOSTRA DE ESPETÁCULOS TEATRAIS AO VALE DO RIO DOCE

Realizada pelo Grupo Teatro Invertido, em parceria com os Grupos Babilônia de Marliéria e Coração de Ferro de São Pedro dos Ferros, a Mostra Teatro InCurso 2013 movimenta a região com apresentações gratuitas de seis espetáculos de teatro.

Mostra Teatro InCurso no Vale do Rio Doce 2013

23 e 24 de novembro em São Pedro dos Ferros

30 de novembro e 1º de dezembro em Marliéria

ENTRADA GRATUITA

Programação completa no site www.teatroinvertido.com.br

[gaveta]

EM SÃO PEDRO DOS FERROS

23 NOV SÁBADO

16 h na Praça Armando Rios: O Caboclo Zé Vigia com Tirana Cia de Teatro – BH/MG

20 horas na Escola Municipal Professor Alves de Souza: [gaveta] com Camila Morena – BH/MG

24 NOV DOMINGO

9 horas na Praça José Peres: Pequeno diário das coisas que não fiz com Grupo Teatral Babilônia – Marliéria/MG

O caboclo Z ® Vigia

EM MARLIÉRIA

30 NOV SÁBADO

16 horas na Praça da Matriz: A Farsa do Caboclo Zé Vigia com Tirana Cia de Teatro – BH/MG

20:30 horas na Escola Estadual Liberato de Castro: Robison com Cia Pequeno Mamute Capitão Amável – BH/MG

01 DEZ DOMINGO

10 horas na Praça da Matriz: Brisa’s Beach com Janaína Morse – BH/MG

20 horas na Escola Estadual Liberato de Castro: ManuELA com Grupo Coração de Ferro – São Pedro dos Ferros/MG

ENTRADA GRATUITA

Sujeito à lotação dos espaços. Ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência.

MAIS INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO www.teatroinvertido.com.br

O PROJETO

O projeto Teatro InCurso, idealizado pelo Grupo Teatro Invertido, tem como objetivo central proporcionar aos seus participantes um primeiro contato com os elementos fundamentais para o trabalho de sensibilização e criação teatral, visando a formação artística de grupos teatrais em municípios do interior de Minas Gerais.

Dividida em quatro etapas com duração de um ano cada, a primeira edição do projeto iniciou-se em 2011 e se concluirá no ano de 2014, nas cidades de Marliéria e São Pedro dos Ferros no Vale do Rio Doce. No segundo semestre de 2013 o projeto se inicia com oficinas de iniciação teatral em Baixa Verde e São José do Goiabal, também na região do Rio Doce.

O Teatro InCurso no Vale do Rio Doce é realizado em parceria com a Fundação ArcelorMittal, com patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A MOSTRA

Ao longo de quatro dias, as cidades de São Pedro dos Ferros e Marliéria receberão sete apresentações de seis espetáculos teatrais de diversos gêneros e linguagens. Como finalização da terceira etapa do projeto Teatro InCurso no Vale do Rio Doce, essa mostra é realizada pelo Grupo Teatro Invertido em parceria com os Grupos Babilônia, de Marliéria, e Coração de Ferro, de São Pedro dos Ferros, que integram o projeto desde 2011.

A cidade de São Pedro dos Ferros recebe, no sábado dia 23, duas peças vindas da capital mineira: o espetáculo de rua O Caboclo Zé Vigia da Tirana Cia de Teatro, inspirado na literatura de cordel nordestina e o monólogo [gaveta] da atriz Camila Morena da Luz e direção de Joaquim Elias. Como ação de intercâmbio do projeto Teatro InCurso, no domingo dia 24 de novembro o Grupo Teatral Babilônia, vindo de Marliéria, apresenta seu espetáculo de rua Pequeno diário das coisas que não fiz inspirado em histórias dos próprios integrantes e com direção e dramaturgia de Robson Vieira, do Grupo Teatro Invertido.

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro é a vez da cidade de Marliéria receber umA intensa programação. No sábado, a Tirana Cia de Teatro apresenta na cidade O Caboclo Zé Vigia e o Cia Pequeno Mamute Capitão Amável a peça Robison, monólogo do ator Dimitrius Possidônio. No domingo é a vez da palhaça Brisa, de Janaína Morse, apresentar-se em Brisa’s Beach. Encerrando a programação o intercâmbio com o Grupo Coração de Ferro, que apresenta seu espetáculo ManuELA.

Espetáculos DA PROGRAMAÇÃO

Pequeno diário das coisas que não fiz

Grupo Teatral Babilônia (Marliéria/MG)

Em Pequeno Diário das coisas que não fiz personagens divagam sobre essas questões: um convite para aventurar-se! Num misto de realidade e fantasia, nosso herói viaja pelo desconhecido experimentando outras formas de viver a vida ou a morte. Que herói é esse? Você? Nós?

ManuELA

Grupo Coração de Ferro (São Pedro dos Ferros/MG)

O dia em que Manuela se apaixonou marcou sua vida para sempre. Em algum lugar do passado, estão lembranças que não a deixam. São memórias que insistem em lhe aprisionar. Sob seus anseios de liberdade, Manoela narra a história da sua vida.

O Caboclo Zé Vigia

Com Tirana Cia de Teatro (BH/MG)

Inspirado na literatura de cordel, "O Caboclo Zé Vigia" narra uma história de casório, engano, pacto, paixão doentia e amor verdadeiro, onde o verso contado e cantado se mistura entre música e cena, causando laços e embaraços feito nó de cordel...

[gaveta]

Com Camila Morena da Luz (BH/MG)

Quantas ambiguidades se pode cometer em um mesmo tempo-corpo-espaço?

Este solo é uma experimentação cênica construída a partir de memórias e fantasias de uma mulher que questiona a sua própria condição de ser-no-mundo.

É possível viver sem caber em gavetas?

Brisa’s Beach
com Janaína Morse (BH/MG)

Uma palhaça, sua mala e nela, seu mundo. “Brisa’s Beach” pretende compartilhar com o publico todo esse universo, buscando ativar a imaginação dos espectadores e convidá-los a fazer parte dele.

Robison
com Cia Pequeno Mamute Capitão Amável (BH/MG)

Uma garrafa, um homem... sozinho. Ele sobrevive com o que lhe falta:  fé, sucesso e amor. Os naufrágios de um homem comum: solitário, tolo, impetuoso, risível e apaixonado...

Grupo Teatro Invertido

O Grupo Teatro Invertido, idealizador e coordenador do projeto Teatro InCurso, é um grupo de atores da cidade de Belo Horizonte que surgiu no ano de 2004 com o principal objetivo de aprofundar a pesquisa em treinamento do ator e criação cênica iniciados pelos atores no curso de graduação em teatro da UFMG. A cada nova montagem, o grupo reafirma o interesse pela investigação artística e pela colaboração como princípios fundamentais de seu trabalho.

Informações para a imprensa:

Grupo Teatro Invertido (BH): Leonardo Lessa (31) 9946-8702

Grupo Teatro Babilônia (Marliéria): Gabriela Costa (31) 8367-8443

Grupo Coração de Ferro (São Pedro dos Ferros): Anagila Mendes (33) 8715-3701

Mariana Duarte (33) 8861-0840

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.