O curta-metragem de ficção DO MUNDO e o documentário LÁGRIMAS DE MÃE têm pré-lançamento previsto para os dias 7, 8 e 9 de novembro, nas localidades de Dionísio, São José do Goiabal e Baixa Verde. Os filmes foram produzidos em oficinas de criação, como uma das atividades desenvolvidas pela Cia. Clara dentro do projeto ‘CIA. CLARA - NO VALE DO RIO DOCE’, com patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Os legítimos donos da história
Quando uma pequena comunidade consegue se apropriar de sua própria narrativa de vida, fazendo de uma linguagem universal o seu canal de expressão para o mundo, estamos diante de um momento raro e especial na trajetória cultural de um povo.
Foi o que aconteceu em Baixa Verde, distrito do município de Dionísio, Minas Gerais. Com pouco mais de 700 domicílios e cerca de 2.550 habitantes, essa localidade mineira encontrou no cinema um instrumento de registro da sua memória e, ao mesmo tempo, de transformação nas vidas de seus moradores.
O resultado dessa história poderá ser conferido nos dias 7, 8 e 9 de novembro, quando serão exibidos dois filmes em sessões abertas à comunidade local: o curta “Do mundo”; e o documentário “Lágrimas de mãe” – ambos feitos por gente da terra. Os filmes são resultado de um programa de oficinas realizadas pela Cia Clara de Teatro, com o apoio técnico e artístico da Guerrilha Filmes, com os artistas da Nossa Cia de Teatro, grupo formado em Baixa Verde, há dois anos.
O PROJETO CIA CLARA – NO VALE DO RIO DOCE
O projeto “Cia. Clara – no Vale do Rio Doce”, de capacitação artística e técnica destinada a artistas residentes na região do Vale do Rio Doce é desenvolvido pela Cia. Clara de Teatro, de Belo Horizonte, em parceria com a ArcelorMittal BioFlorestas e Fundação ArcelorMittal e tem por objetivo a formação de grupos locais de artistas cênicos. Através da realização de palestras, workshops, leituras dramáticas, montagens, apresentações e debates, o grupo promove o contato dos artistas locais com todas as etapas de um processo de criação artística, orientando o caminho de quem quer fazer da arte cênica o seu ganha-pão. Em Baixa Verde o projeto formou há dois anos o grupo NOSSA CIA DE TEATRO, que desde lá já realizou a montagem de 4 espetáculos teatrais que tiveram apresentações na região, em Belo Horizonte e em Patrocínio/MG.
O Projeto já realizou atividades nas cidades de São José do Goiabal e São Pedro dos Ferros, mas foi em Baixa Verde, com a NOSSA CIA DE TEATRO, que veio a ideia de ampliar sua atuação para a produção audiovisual. A Guerrilha Filmes foi convidada para dar o suporte técnico e artístico ao projeto, com a participação da produtora Elisângela Guanaíra, do diretor de fotografia Marcello Marques e da editora Emília Aidar; além da participação do músico e técnico de som João Márcio Pinho.
Assim, a partir de maio de 2013, os artistas locais, integrantes da NOSSA CIA DE TEATRO passaram a travar um contato direto com os diversos aspectos da produção cinematográfica, tendo como meta a realização de curtas-metragens. Desse processo, resultaram os dois filmes que farão parte da mostra, totalmente produzidos pelos artistas locais sob a supervisão técnica das equipes da Cia Clara de Teatro e da Guerrilha Filmes, com filmagens realizadas na região de Baixa Verde e São José do Goiabal.
OS FILMES PRODUZIDOS
DO MUNDO
O curta “Do mundo” conta a história de um jovem que quer deixar sua localidade rural para tentar a realização dos seus sonhos em uma cidade grande. Trata-se de relato mais ou menos biográfico de um dos alunos, Lucas Comine, que assina o roteiro. No elenco estão Carol Farias, Lucas Comine e Conceição Assis.
LÁGRIMAS DE MÃE
O documentário “Lágrimas de mãe” aborda as expectativas e aflições de um grupo de mães locais que, desejando um futuro melhor para os filhos, os enviam para longe, na espera de que, em outros lugares, possam encontrar melhores oportunidades. Foram feitas entrevistas com 10 mães que moram em Baixa Verde e São José do Goiabal.
OPORTUNIDADES
Para algumas mães locais, o sonho de oportunidades melhores para seus filhos fica um pouco mais próximo, com a realização deste projeto na região; como no caso de Carolina Cristina, 17 anos, moradora da cidade, integrante da Nossa Cia de Teatro e participante do projeto. Após passar pela experiência, ela já se decidiu por seguir carreira no cinema.
O PATROCÍNIO
O projeto ‘CIA CLARA - NO VALE DO RIO DOCE’, tem patrocínio da ArcelorMittal BioFlorestas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura - Governo de Minas. E faz parte do Programa de Formação de Artistas desenvolvido pela ArcelorMittal BioFlorestas em diversas localidades do estado de Minas Gerais, em parceria com a Fundação ArcelorMittal.
FICHA TÉCNICA
DO MUNDO
Direção: Anderson Aníbal
Assistentes de direção: Eliene Silva e Léo Mantovan
Roteiro: Lucas Comine
Elenco: Lucas Comine, Carol Farias, Conceição Assis
Direção de fotografia: Marcello Marques
Assistentes de câmera: Arthur Monteiro e Breno Farhat
Operadores de câmera: Zinho de Araújo e Arthur Monteiro
Direção de arte: Anderson Aníbal
Objetos: Vanderley Pereira e Onier Gomes
Figurinos: Naysson Steyllon
Maquiagem: Naysson Steyllon
Direção de Produção: Elisângela Guanaíra
Produção: Elisângela Guanaíra e Eliene Silva
Produção de transporte: Jussara Souza
Som direto: João Márcio
Operador de microfone: Vanderley Pereira
Trilha sonora e mixagem: João Márcio
Edição: Emília Aidar
Catering: Conceição Assis e Onier Gomes
LÁGRIMAS DE MÃE
Direção: Anderson Aníbal
Assistentes de direção: Leo Mantovan
Direção de fotografia: Marcello Marques
Assistente de câmera: Arthur Monteiro
Maquiagem: Naysson Steyllon
Direção de Produção: Elisângela Guanaíra
Produção: Elisângela Guanaíra, Eliene Silva, Carol Farias e Lucas Comine
Produção de transporte: Jussara Souza
Som direto: João Márcio
Operadores de microfone: Carol Farias, Onier Gomes e Naysson Steyllon
Trilha sonora e mixagem: João Márcio
Edição: Emília Aidar
Catering: Conceição Assis
Serviço
PRÉ-LANÇAMENTO
DO MUNDO
Duração: 9’58’’
Classificação etária: Livre
LÁGRIMAS DE MÃE
Duração: 9’29’’
Data: 07 de novembro de 2013 (quinta-feira)
Local: Anfiteatro da Escola Municipal Dr. Gomes Lima – Rua José Rosa Filho, 46 – Centro – Dionísio/MG.
Horário: 19:30 horas
Data: 08 de novembro de 2013 (sexta-feira)
Local: Escola Estadual Romeu Perdigão – Av. Cristiano Morais, 233 – Centro – São José do Goiabal/MG.
Horário: 20 horas
Data: 09 de novembro de 2013 (sábado)
Local: Centro Cultural ArcelorMittal BioFlorestas – Rua Prefeito benedito Mendes, 490 – Baixa Verde/MG.
Horário: 20 horas
Entrada franca
Contatos para entrevistas:
Anderson Aníbal - (31) 92180766 (coordenador geral do Projeto e diretor dos filmes – Diretor da Cia Clara de Teatro)
andersonanibal@hotmail.com e ciaclara@ciaclara.com.br
Lucas Comine – (31) 96723377 (ator e roteirista de um dos curtas - integrante da Nossa Cia. de Teatro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.