Nos dias 6 e 7 de novembro, em Porto Alegre – RS, diversas autoridades do Brasil e da Europa estarão discutindo alternativas viáveis para a geração de energia em municípios de pequeno porte no país. O secretário executivo da AMAPI, José Adalberto de Rezende, está presente ao evento para relatar como foi a experiência, bem sucedida, dos municípios do Vale do Piranga que fazem parte do Programa ERA/Energias Renováveis Alternativas, coordenado pelo Instituto Brasil.
A União Europeia tem investido em energias renováveis em diversos países, como o Brasil e a Argentina, por exemplo. Um exemplo disso é o PROGRAMA ERA (http://www.programaera.eco.br/) cujo objetivo foi medir o potencial de produção de energia renovável em 40 cidades de seis estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e em 10 cidades de quatro províncias argentinas (Missiones, Chaco, Santa Fe e Corrientes).
O programa ERA foi executado pelo Instituto Brasil e gerenciado pela GVC Itália, com recursos oriundos da União Europeia. As cidades-alvo da pesquisa possuem menos de 25 mil habitantes e possuem na agropecuária, sua principal atividade econômica, caracterizando-se especialmente pela agricultura familiar.
A realização do evento, em sua terceira edição, é do Instituto Brasil, IPED (Instituto pela Produção, Emprego e Desenvolvimento Social), CNM (Confederação Nacional de Municípios) e GVC (Gruppo di Volontariato Civile).
Com informações de Jacks Andrade/ Coordenador de Relacionamento Corporativo/Instituto Brasil.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.