Santo Antônio do Grama (MG) - Em 18/10, os representantes do CODEMA de Santo Antônio do Grama, os Técnicos Edney Ventura Zinato, Edson Silveira Pereira o mateiro João Lucindo da Cruz (João Helvêncio), e o técnico e Ambientalista Marcelo Polesca Teixeira vistoriaram as obras do Mineroduto Minas Rio e constataram inúmeros problemas ambientais inclusive morte de animal em extinção. Um Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi encontrado morto num brejo que é APP (Área de Proteção Permanente ). Esta área está lotada de terra que desceu sem controle do bota-fora do Mineroduto Minas-Rio, causando enorme degradação ambiental, com inúmeros caminhões de terra que atingiram o córrego da Fazenda Vitória, na propriedade de José Braguinha. Essa área foi vistoriada pela ONG Puro Verde em 02/07/2008 e na ocasião foi constatada esta degradação e que, pelo visto, só piorou, ou seja, configura o descaso com a ONG, com a Polícia do Meio Ambiente e até com o Ministério Público, já que no ano passado a denúncia foi encaminhada.
Para Marcelo Polesca Teixeira, no momento, as empresas contratadas só estão preocupadas com o prazo de entrega da obra que é ano que vem. “Esta é a prioridade desse empreendimento (Minas-Rio), o que importa é o minério sendo embarcado e se não houver uma mudança de atitude, nós que trabalhamos a conscientização sobre obras sustentáveis e com preservação ambiental, ficaremos a ver navios”.
O Médico Veterinário Dr. Frederico Soares relatou que animais silvestres em extinção são como joias raras, “a morte do Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi uma grande perda, pois além de estar em extinção é considerado um gigante comedor de formigas”. Disse também que além da degradação ambiental causada pelo Mineroduto Minas-Rio, “existe a hipótese com grande possibilidade de o Tamanduá Bandeira ter sido atropelado pelos caminhões das empresas terceirizadas já que o volume de movimentação de terra é grandioso”.
Com informações do Portal Unidade Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.