sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Resumo da reunião da Câmara Municipal de Raul Soares da última quarta-feira, 16

clip_image002A reunião da Câmara de Raul Soares da última quarta-feira, 16, contou com a presença dos representantes da “Hy Brazil Energia”, empresa que irá desenvolver o projeto de uma CGH - Central Geradora Hidrelétrica, em Vermelho Velho. O tempo da obra está estipulado em 10 meses e contará com mão de obra local, sendo a outorga de financiamento de 20 anos.

Os vereadores questionaram sobre o projeto, principalmente no sentido do que a cidade irá receber em forma de benefícios sociais e financeiros com a instalação da hidrelétrica.
O vereador Eimard questionou os funcionários da Hy Brazil sobre a questão social. Eles disseram que não havia obrigação nenhuma de atender projetos da área social, mas que a Prefeitura estaria estudando projetos para que a empresa possa de alguma forma colaborar com a cidade.

O Presidente José Maria Peixoto disse que entendia a apresentação do projeto mas que não havia mais nada a fazer para beneficiar o município e a população, haja vista que a Prefeitura já havia concedido o alvará que era, na sua visão, a única forma de a Prefeitura negociar e conseguir vantagens tanto na área social como na área financeira para o município.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabiano Martins, usou a tribuna a convite da Casa Legislativa para explicar em nome do Executivo o Projeto que cede por 10 anos de uso o imóvel de propriedade do município. Em seguida o Sr. Marco Túlio, Diretor do Hospital São Sebastião de Raul Soares, também a convite, usou a tribuna para explicar em nome do Hospital o que será feito com a cessão de uso por parte da Prefeitura com o referido terreno.

O vereador Roberto Pires falou sobre a visita técnica na obra de capitação de água do Saae para aprovação estrutural e elétrica. Roberto comentou, também, sobre o Plano Municipal de Saneamento que engloba água, esgoto e resíduos sólidos. O vereador ainda parabenizou os professores pelo dia dos mesmos, comemorado em 15 de outubro. Ele leu uma bela mensagem e dedicou a homenagem a todos os professores, representados na tribuna pela vereadora Nininha e também pelo professor e Chefe de Gabinete do Executivo, Nery Condé, além de parabenizar os organizadores do Carna Raul 2013.

A vereadora Cleusa Nininha apresentou um requerimento pedindo acessibilidade aos cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção para que tenham acesso à Câmara Municipal e outros prédios públicos de Raul Soares. A vereadora exibiu um vídeo com a fala do Marquinhos do Bloco Chapadus, e João Romero Memero, professor por muitos anos na cidade e ex-presidente da Rádio Uai. Ambos disseram do constrangimento de não poder participar de vários eventos e reuniões nesses locais de difícil acesso. Segundo eles, os cadeirantes, idosos e pessoas com deficiência precisam ter esse acesso, além disso, direito a vagas em estacionamentos privados e públicos. Ao final Marquinhos e Memero agradeceram à vereadora Cleusa Nininha pela iniciativa e pediram em especial ao Presidente da Câmara, José Maria Peixoto, que realize esse acesso o mais breve possível.

O Presidente José Maria Peixoto disse que irá conversar com o Prefeito Célio Nesce para que ele possa autorizar a construção do elevador no prédio da Câmara. Segundo o Presidente, esse pedido tem que ser feito porque o prédio onde funciona a Câmara Municipal pertence à Prefeitura. Então qualquer mudança da estrutura física tem que ter a permissão da Prefeitura Municipal. José Maria disse à vereadora Nininha que esse já é um projeto que faz parte do programa de sua administração e que fará todo esforço para implementar e facilitar o acesso à Casa Legislativa por parte dos deficientes e idosos. O Presidente agradeceu à vereadora pelo requerimento e também a participação de Marquinhos e Memero.

Os requerimentos e projetos foram colocados em votação e tudo foi aprovado por unanimidade.

Ascom – Câmara Municipal de Raul Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.