terça-feira, 10 de setembro de 2013

Palmeiras é palco para artistas do Ponte Nova em Dança

pnova01Ponte Nova (MG) - Ponte Nova recebeu, entre os dias 6 e 8, artistas de diversas partes do estado e do país com a proposta de oferecer cultura através da dança no IV Festival de Danças do Piranga – Ponte Nova em Dança. O evento contou com a participação de grupos de 12 cidades de três estados, além da presença maciça da população ponte-novense.

pnova02Foram incluídos na programação a mostra competitiva, palco livre, workshops e palestras. A novidade desta edição, contudo, foi a transferência do local dos espetáculos para a praça de Palmeiras - modificação que impulsionou a participação popular no festival, de acordo com o secretário de Cultura e Turismo (Semct), Emerson de Paula.

“Às vezes, mesmo com entrada franca, a porta não está totalmente aberta. Seja pelas pessoas terem dificuldade de acesso, ou mesmo por não acharem que é um evento gratuito. E trazer pra praça ajuda a fazer as pessoas entenderem que há um festival de dança em Ponte Nova”, explica Emerson.

A abertura do evento ficou por conta do Grupo Êxtase de Dança, de Viçosa. A companhia apresentou o espetáculo Entre Acasos, com o qual já se apresentaram em turnê por diversas cidades. O grupo, inclusive, tem tradição de se apresentar em praças, como fez em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro.

Segundo a diretora do espetáculo, Patrícia Lima, o evento é uma oportunidade reforçar a cultura da região e criar um laço entre as cidades. Ela também reforçou a importância da realização de eventos culturais com abertura ao público, o que ela considera fundamental para melhorar o país.

“A praça é o lugar de direito da cultura. É onde as pessoas se encontram, um lugar de lazer onde a cultura se encaixa muito bem”, destaca Patrícia.

Os organizadores e participantes do evento consideraram a recepção do público satisfatória. O comerciante Davi Barros Bonfatti afirmou que não havia ido às outras edições, mas elogiou o evento. Segundo ele, falta entusiasmo por parte do público para eventos culturais, mas o festival é um importante incentivo às artes.

O evento, promovido pela Prefeitura e pelo Studio de Artes Núcleo de Dança teve como objetivo geral possibilitar o contato do público e de artistas locais com manifestações de danças de diferentes estilos e de diversas cidades.

Desde a sua primeira edição, realizada em 2010, o evento consolida suas atividades no calendário da cultura pontenovense por meio do incentivo e participação de novos grupos e companhias de dança.

Ascom – PMPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.