Ponte Nova (MG) - Para contribuir na prevenção e no tratamento de algumas variedades de câncer que atingem as mulheres, o Governo do Estado e a Prefeitura de Ponte Nova vão realizar atendimento gratuito através de Unidade Móvel de Mamografia que será instalada no município.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho preventivo e de diagnóstico de câncer de mama será feito em mulheres entre 45 e 69 anos, no período de 28 de outubro a 29 de novembro, em local que será definido pela prefeitura nos próximos dias.
Na oportunidade, todas as mulheres que realizarem os exames na unidade serão cadastradas no Sismama – sistema que vai rastrear as mulheres que potencialmente podem desenvolver alguma forma de câncer. O objetivo é acompanhar a saúde da mulher para prevenir e tratar possíveis patologias, de acordo com o secretário da pasta, Ivan José da Silva.
“São trabalhos que complementam as ações do outubro rosa, que é uma campanha nacional de combate ao câncer. Poderemos realizar triagens em todas as mulheres na faixa etária determinada para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo de útero”, afirmou.
Os serviços de atendimento às mulheres serão oferecidos de segunda a sexta-feira, de 7:30 às 12h e de 13 às 17:15, exceto na primeira segunda-feira da chegada da unidade móvel, quando as ações ocorrerão no horário de 10h às 12:30 e de 13h às 17:15 horas, conforme foi informado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Câncer de mama no Brasil
O câncer de mama é a neoplasia mais incidente* na população feminina, com estimativa de 49 casos novos a cada 100 mil mulheres em 2010. Na Região Sudeste, esse é o tipo mais incidente (65/100 mil), seguida das regiões Sul (64/100 mil), Centro-Oeste (38/100 mil) e Nordeste (30/100 mil). O câncer de mama é também o primeiro em mortalidade por câncer em mulheres, com taxa bruta de 11,49 a cada 100 mil, em 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.