sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Internet.org: Facebook e outras empresas se unem para levar web a todos

Iniciativa quer levar acesso para países em desenvolvimento. Outros membros do projeto são Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung.

facebook

O Facebook e outras seis empresas de tecnologia anunciaram um projeto em conjunto chamado Internet.org que tem o objetivo de conectar os dois terços da população mundial que atualmente não estão conectados à web.

Os outros membros fundadores da iniciativa são Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera, Qualcomm e Samsung, que vão desenvolver projetos conjuntos, compartilhar conhecimentos, e trabalhar com a indústria e governos para impulsionar a conectividade com a Internet usando tecnologia móvel, anunciou o Facebook.

Atualmente, apenas 2,7 bilhões de pessoas – apenas um pouco mais de um terço da população mundial – tem acesso à Internet, e a adoção da web está crescendo a uma taxa de menos de 9% ao anos, de acordo com a maior rede social do mundo.

A iniciativa do Facebook e seus parceiros é mais uma entre as companhias de tecnologias, incluindo ações recentes do Google e Microsoft, para aumentar a penetração da Internet, e consequentemente dos seus produtos e serviços nos países em desenvolvimento.

A Microsoft, por exemplo, disse em fevereiro que estava colaborando com o governo do Quênia e um provedor local de Internet para fornecer banda larga usando “espaços brancos” da TV e estações base que funcionavam via energia solar, como parte de uma estratégia a longo prazo para espalhar a telefonia móvel e a conectividade na África.

Os chamados espaços brancos da TV são as porções não utilizadas do espectro wireless nas bandas de frequência normalmente usadas para televisão.
A nova iniciativa também está planejando trabalhar na realocação do espectro de espaços brancos para diminuir o custo do acesso à Internet, uma vez que “licenciar espectros de governos no mundo todo custa dezenas de bilhões de dólares e esses custos são passados aos consumidores por meio dos planos de dados”, segundo um plano postado pelo CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, em seu perfil na rede social.

“O Facebook já investiu mais de 1 bilhão de dólares para conectar pessoas nos países em desenvolvimento nos últimos anos, e planejamos fazer mais”, escreveu Zuckerberg.

O foco do novo plano será em baixar o custo do acesso por meio de projetos como smartphones de baixo custo e acordos com operadoras mobile para levar a conectividade com a Internet para comunidades sem acesso. O Facebook e seus parceiros também planejam reduzir o uso de dados pelos apps e outros serviços por meio de ferramentas de compressão de dados, redes que lidam com dados de forma mais eficiente, sistemas que realizam cache de dados melhor e frameworks para apps para reduzir o uso de dados.

A iniciativa também vai focar na localização de conteúdo e serviços por meio de parcerias e também pela criação de modelos sustentáveis de negócios para a entrega de Internet a preços acessíveis, com incentivos para operadoras, fabricantes de aparelhos, desenvolvedores e outros segmentos.

O site Internet.org está no ar e traz mais informações sobre o plano. O esforço vai se beneficiar pelo trabalho feito pelo projeto financiado pelo Facebook chamado Open Compute Project, um projeto colaborativo que tem o objetivo de diminuir os custos da computação na nuvem ao tornar o desenvolvimento de hardware mais eficiente e inovador. Atualmente, o Open Compute está trabalhando no design de uma chave de rede aberta para data centers, segundo Zuckerberg.

O Facebook tinha cerca de 700 milhões de usuários ativos diários, em média, no último mês de junho, e cerca de 80% desse total vinha de fora dos EUA e Canadá, indicando grandes oportunidades para a companhia nos mercados em desenvolvimento.

Com informações do IDGNOW!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.