A cidade da Zona da Mata Mineira, Urucânia, um dos 16 municípios filiados à AMAPI, completou 50 anos e emancipação política, em 3 de março deste ano. De acordo com registros históricos, em 31 de maio de 1938, pelo decreto lei Nº 09 da Prefeitura de Ponte Nova, foi constituída a área urbana do distrito de Urucânia e em 30 de dezembro de 1962, através do Decreto Lei Nº 2.764, o mesmo foi desmembrado do município de Ponte Nova. Com a emancipação político-administrativa, surge assim o município de Urucânia que foi solenemente instalado no dia 1º de março de 1963, com a nomeação do primeiro administrador José Pinheiro Brandão. Ainda neste ano, no dia 1º de setembro, acontece a eleição do Prefeito Municipal, Paulo Giardini e a Câmara Municipal é composta, pela primeira vez, por nove vereadores.
A população estimada é de cerca de 10 mil 291 habitantes, de acordo com dados do IBGE. Conhecida, historicamente, pelos milagres do saudoso Padre Antônio Ribeiro Pinto, responsável por trazer a devoção a Nossa Senhora das Graças para o município, aonde existe um santuário, visitado por fiéis do Brasil e do Mundo. A economia da cidade baseia-se, principalmente, na produção de açúcar, com a Usina da Jatiboca e também pela suinocultura.
Para marcar a data, a prefeitura irá realizar a Urufest, entre os dias 18 e 21 de julho, com shows dos artistas: Don e Juan, Jamil e Uma Noites, Gang Lex e Pastor Cirilo – Banda Santa Geração.
Clarissa Guimarães
Assessora de Comunicação da AMAPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.