Ponte Nova (MG) - Com o objetivo de somar esforços para a aplicação dos procedimentos de levantamento de dados, a Prefeitura Municipal de Ponte Nova e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reuniram-se nesta manhã (14) para analisar a viabilidade de ações conjuntas no município.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Paulo Roberto dos Santos, e os representantes do IBGE, Benedito Augusto Barros Liarth e Gutemberg José de Freitas Filho, discutiram, entre outros assuntos, questões referentes aos processos de setorização da cidade realizada pela prefeitura, que leva em conta o fundo dos lotes, e do IBGE, que valoriza o eixo demarcado pelas ruas.
Foi evidenciado que a correspondência dos dados geográficos de referência gerados por ambos pode contribuir com a aplicação de políticas públicas por parte do município e também com o afinamento das informações geradas pelo instituto, responsável por importantes pesquisas em todo o país.
De acordo com as informações da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplade), foi debatida a possibilidade de convênio que envolve a participação dos agentes comunitários de saúde do município, em função da sua penetração na comunidade, além de uma base de dados que já foi gerada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os equipamentos, métodos, prazos e a organização das informações seriam de responsabilidade do IBGE.
O gerente da agência de coleta de dados do IBGE em Ponte Nova, Gutemberg José, reafirmou a importância da parceria e a velocidade das mudanças estruturais que perpassam as cidades brasileiras.
“O convênio vai possibilitar que a prefeitura trabalhe em cima dos dados digitalizados do IBGE. Os bancos de dados precisam ser atualizados com frequência por conta do dinamismo das modificações que acontecem no município”, afirmou.
É importante lembrar que os dados do IBGE também apontam aspectos socioeconômicos e de infraestrutura do município, estratégicos para a identificação das demandas em setores como a saúde, educação e ações de promoção da equidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.