quinta-feira, 25 de abril de 2013

Dia da Contabilidade ou Dia do Contabilista?

contabilista“Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações...”

O Contabilista deixa de ser um mero coadjuvante na atual conjuntura econômica, a Contabilidade é fundamental em qualquer economia e está presente em todas as atividades humanas!

Curiosidades – Dia 25 de abril

DIA DA CONTABILIDADE OU DIA DO CONTABILISTA?

No dia 25 de abril se comemora o Dia da Contabilidade e não o Dia do Contabilista. O Conselho Federal de Contabilidade e os sindicatos dos contabilistas (sendo “contabilista” profissão declarada como inexistente pelo STJ no Resp. nº 112.190/RS, pois não existe o diploma de “contabilista”) defendem que o Dia do Contabilista foi instituído em 1926 pelo Senador João Lyra Tavares, o qual, no dia 25 de abril, no Hotel Terminus, em São Paulo, como forma de agradecimento às homenagens que lhe prestavam os profissionais da Contabilidade, teria, em dado momento de seu discurso, afirmado: “Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril, o Dia dos Contabilistas Brasileiros.”

No Brasil, só se ensinavam técnicas de escrituração contábil na escola prática de Contabilidade. O aluno não estudava as funções contabilísticas, suas causas e seus efeitos. Ele aprendia a fazer, sem ter muita noção sobre o que estava fazendo. O Senador João Lyra Tavares defendia o ensino contabilístico e a regulamentação dos profissionais práticos em Contabilidade. Como conquista,  um de seus objetivos foi concretizado: o ensino. Em 1926, no dia 28/05, um mês e três dias após o discurso, através do Decreto Federal nº 17.329, foi criada primeira escola oficial com o objetivo de ensinar Contabilidade: a Escola de Comércio.

Não bastava somente oficializar o ensino, mas era necessário, também, estabelecer os direitos e as obrigações dos profissionais que trabalhavam com a Contabilidade. Assim, em 30/06/1931, o Brasil organizou, através do Decreto Federal nº 20.158, o seu ensino comercial, e, por meio desse decreto, foram criados diversos cursos; entre eles, o de guarda-livros e o dos peritos-contadores.

Em 22/09/1945, foi criado o Curso de Ciências Contábeis, curso universitário cujos profissionais são intitulados “contadores”, aos quais os antigos peritos-contadores foram equiparados; e, em 28/04/1958, através da Lei 3.384, os guarda-livros passaram a ser chamados de “técnicos em Contabilidade”.

Sendo assim, tudo que o Senador Lyra defendeu acabou por se concretizar. Por isso, ele recebeu, com justiça, o título de “Patrono da Contabilidade Brasileira”.

O Senador defendia a Contabilidade ou o ensinamento dos fundamentos e normas contabilísticas, e não o profissional “contabilista”. Ele não se referiu, então, à profissão de “contabilista”, mas, sim, à profissão de Contabilidade.

O Conselho Federal de Contabilidade, em 19/05/1958, conforme publicação feita no DOU, na página 11.455, ao aprovar a Resolução nº 14, de 10/05/1958, quando o “guarda-livros” passou a ser denominado “técnico em Contabilidade”, diz: “A profissão de Contabilidade, de que trata o art. 2º, do Decreto-Lei nº 9295, de 27/05/1946, compreendendo duas categorias: Contador e técnico em Contabilidade”.

Por aqui temos vários mestres da Contabilidade. Quem não se lembra do Prof. Pedro Lopes de Almeida, conhecido por nós alunos como “Prof. Pedro Fordinho”. Fazendo parte deste grupo de profissionais, e homenageando nossos colegas do passado, Lílian Sâmara Nazar Machado, Silvânio Domingos de Abreu, Cielito Sérgio Basso, Antônio Geraldo Lopes...dentre muitos outros, e ainda hoje Prof. Denilson dos Santos, Prof. Rodrigo, Paulo Sérgio de Almeida, Milton Caldas, Cláudio Caldas, Wilson Veiga, Geraldo de Paula, Aldo Mendes, os irmãos e família Jairo e Nelson Tavares, Otacílio Boaventura, dentre outros Bacharéis e Técnicos de Contabilidades desta cidade.

O Contador hoje é referencia de informação de negócios e finanças e das organizações.

Parabéns a todos pela dedicação e perseverança na profissão.

Na dúvida...consulte o seu contador!

Homenagem de Neide Galinari

Texto adaptação: Neide Galinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.