Ponte Nova (MG) - No dia 1º de Abril, a Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho/HAG fará processo licitatório – tomada de preço - para contratação de empresa especializada para realização de obras civis, com fornecimento de material e mão de obra, que será a responsável pela reforma e ampliação do setor de Pronto Atendimento. Uma semana antes, com data marcada para o dia 25 de Março, haverá visita técnica coletiva destinada às empresas interessadas em participarem do processo de licitação.
A reforma do Pronto Atendimento/PA tem como o objetivo melhorar a assistência médica prestada aos pacientes do Sistema Único de Saúde/SUS, adequando o local de acordo com as evoluções atuais de normas e legislações aplicadas à área da saúde. O novo PA terá consultório médico privativo para um atendimento mais humanizado; sala privada de Emergência; acesso direto da Ambulância na Sala de Emergência – não mais recebendo pacientes pelo lado de fora do Hospital, permitindo privacidade e cuidados imediatos; recepção com mais espaço e conforto para usuários do Sistema Único de Saúde/SUS e ambiente climatizado.
A obra terá duração, aproximada, de 6 meses. A verba utilizada para reforma, no valor total de R$ 220.000,00, veio através do PRO HOSP/Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS-MG e o restante com recursos próprios do HAG. Em visita ao HAG, no dia 29 de março, o Secretário Municipal de Saúde de Ponte Nova, Ivan José da Silva, afirmou que Prefeitura Municipal ficará na retaguarda prestando assistência médica, sempre que necessário, já que o espaço no setor ficará restrito para, somente, atendimentos às “Urgências e Emergências”. Para isso, Ivan da Silva afirmou que estará adequando o SAMMDU para que não haja sobrecarga de atendimento no Hospital.
Tarcísio Dayrell/Superintendente Executivo do HAG, no 1º. Encontro de Secretários Municipais de Saúde realizado no HAG solicitou dos secretários presentes que eles se estruturem para não encaminharem os pacientes “azuis e verdes”, evitando que os mesmos voltem à cidade de origem. Em média, 77% das pessoas que procuram atendimento no PA do Hospital Gavazza deveriam ser atendidas pelos profissionais do Programa de Saúde da Família/PSF ou ambulatórios.
O setor conta com profissionais capacitados na área de Enfermagem para realizar o Acolhimento Assistencial, com Classificação de Risco, pautado no Protocolo de Manchester, como preconiza o Ministério da Saúde. Possui médicos plantonistas, na especialidade de clínica geral, que trabalham em regime de plantão 24 horas. Profissionais como pediatras e ortopedistas fazem plantão de 12 horas, ficando de sobre aviso. Caso haja necessidade, sendo esta constatada pelo Clínico Geral de plantão, os médicos serão acionados para prestarem o devido socorro.
Quando procurar o PA?
Devem se dirigir ao Pronto Atendimento/PA do HAG pacientes que sofreram: mal súbito; pressão alta; desmaio; cólica de rins; falta de ar; hiperglicemia/hipoglicemia; dores no peito; qualquer dor de forte intensidade; encaminhamento médico; crises convulsivas; sangramentos; fratura exposta; acidentes de trabalho e/ou automobilísticos; violência doméstica e/ou sexual e que tenha tido acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião, etc.).
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza
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