terça-feira, 12 de março de 2013

Gavazza realiza, com sucesso, I Encontro de Secretários Municipais

Ponte Nova (MG) - Em 7 de março, o Hospital Arnaldo Gavazza/HAG recebeu cerca de 17 Secretários dos Municípios que fazem parte da Microrregião de Ponte Nova, para participarem do I Encontro de Secretários Municipais de Saúde da Microrregião. O objetivo foi o estreitamento de laços com as cidades, além de apresentar os serviços realizados pelo Hospital, bem como a gestão do SUS nos municípios. O evento contou com a participação do Presidente do Conselho Curador da Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho, Francisco Augusto de Castro Gomes, do Superintendente Executivo do HAG, Tarcísio Dayrell, do Assessor de Superintendência, Maurício Morais, do Coordenador do setor de Planejamento e Qualidade, Renan Lessa e do Secretário Municipal de Saúde, Ivan José da Silva.

Iniciando o encontro, o presidente do Conselho Curador, Francisco Augusto, falou sobre a história do Gavazza, que teve início como ambulatório e, atualmente, é referência regional em diversas áreas da medicina. Já o Superintendente, Tarcísio Dayrell, destacou a importância do Gavazza para as cidades da região, principalmente no que diz respeito ao serviço de Urgência e Emergência, realizado no Pronto Atendimento, além da Hemodinâmica, Neurocirurgia, Cardiologia e Cirurgia Cardíaca. Tarcísio apresentou, também, dados recentes sobre o número de atendimentos no Pronto Atendimento, no ano de 2012: de janeiro a dezembro foram 6.546. Foram realizadas 321 cirurgias, em 2012. Já exames de SADT, de 2011 para 2012, houve um crescimento de mais de 8 mil exames/ano.

Após a palestra do Tarcísio Dayrell, foi a vez do Renan Lessa/Planejamento e Qualidade, falar sobre as funções e pontos positivos da Gestão da Qualidade, iniciada com os conceitos do 5S. De 2006 até 2012 o Hospital acumulou prêmios: Top Quality Diamente (2009-2010), Excelência (2007 a 2009) e Prata (2006-2007), tendo sido certificado na ISO 9001:2000, nos anos de 2009 e 2010, obtendo a Re-Certificação da ISO 9001:2008, em setembro de 2012.

Durante a palestra do Secretário Municipal de Saúde, Ivan José da Silva, os secretários e assessores presentes ao Auditório, ficaram sabendo um pouco mais sobre a Gestão do Sistema Único de Saúde, bem como a função do Gestor Municipal no processo de saúde dos municípios. Ivan José explicou, detalhadamente, todas as atribuições, autonomias e responsabilidades do Gestor de Saúde. Numa palestra-conversa que durou cerca de 2 horas, todos os presentes tiraram dúvidas e aprenderam sobre controle financeiro, despesas municipais, prestação de contas e, principalmente, a relação entre as Secretarias, Hospitais e Governos Estadual e Federal. A gestão do SUS considera que o profissional de saúde é agente transformador do ambiente e não apenas um mero recurso humano realizador de tarefas pré-estabelecidas. Para que a população tenham um melhor acesso às saúde e serviços prestados, é necessário que exista a parceria e o diálogo entre todos. As pactuações são cada vez mais necessárias e eficientes na prestação e garantia da qualidade. Por isso é fundamental que haja entendimento sobre a Gestão do SUS e os impactos que ela gera nos municípios e na população.

O HAG é uma Instituição Filantrópica, destinando mais de 60% dos atendimentos para pacientes do SUS. É referência em Urgência e Emergência, Cirurgia Cardíaca, Hemodinâmica e Ortopedia. Realiza, em média, cerca de 2.085 cirurgias nas especialidades de Ortopedia e Traumatologia, por ano. Conta, ainda, com equipamentos de última geração nos serviços de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada (que, em breve, irá inaugurar novo espaço e novo aparelho), Medicina Nuclear, Mamografia, Endoscopia e Colonoscopia, Ultrassonografia, Teste Ergométrico, Ecocardiograma, Densitometria Óssea, Litrotipsia Extracorpórea e Raio X.

Clarissa Guimarães

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.