Ponte Nova (MG) - Desde maio de 2012, o setor de Hotelaria do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG implantou novo sistema de gerenciamento de acesso de pessoas nas dependências do Hospital, através do controle dos registros de entrada e saída de visitantes, acompanhantes e fornecedores. O sistema emite uma etiqueta com código de barras, substituindo os crachás, e tem como objetivo manter um maior controle de fluxo de pessoas e mais segurança aos usuários. O próximo passo será a implantação de catracas eletrônicas.
Já o setor de Enfermagem iniciou, em janeiro deste ano, o uso de pulseiras de cores diferentes para identificação dos pacientes que são atendidos no Pronto Atendimento, bem como sistema informatizado – TRIUS, que pretende tornar o atendimento mais rápido e organizado. As cores são: azul, verdade, amarela, laranja e vermelha, todas baseadas nas utilizadas do Acolhimento Assistencial com Classificação de Risco/Protocolo de Manchester, conforme preconiza o Ministério da Saúde. A identificação dos pacientes é um dos primeiros passos para uma assistência segura e prevê que o paciente tem direito de ser identificado e tratado pelo nome e sobrenome, não devendo ser identificado somente por números ou códigos. É muito importante que os pacientes internados estejam com as pulseiras de identificação prevenindo, assim, falhas durante o cuidado à saúde não só para pacientes hospitalizados, mas também para pacientes em observação no Pronto Atendimento ou sob qualquer condição de assistência, como para realização de exames ambulatoriais. O HAG já adotou, também, o uso de pulseiras para pacientes internados.
Essa medida, no que se refere à questão da segurança do usuário/paciente, torna-se urgente para regulamentar e normatizar, principalmente, as condutas adotadas quanto ao paciente hospitalizado. Por tanto, o paciente tem papel fundamental, neste processo, quando colabora para a sua própria segurança permanecendo com as pulseiras ou solicitando-as para a equipe de saúde.
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.