domingo, 3 de fevereiro de 2013

Semsa alerta população para casos de dengue

DSC04619Ponte Nova (MG) - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulgou o número de casos notificados de Dengue no município de Ponte Nova. Segundo os dados apresentados na última terça-feira (29), foram notificados 37 casos de suspeita de dengue, que aguardam a confirmação de exames.

O secretário de saúde, Ivan José da Silva, solicita a todos que redobrem os cuidados contra a dengue. “Nesse momento precisamos nos unir e prevenir os possíveis focos do mosquito aedes aegypti”.

Ainda segundo o secretário, a equipe de controle de endemias está intensificando os trabalhos através do programa de combate a dengue. A Semsa conta com a colaboração da comunidade para eliminar qualquer foco do mosquito transmissor da doença nas residências.

Segundo o Programa de Combate à Dengue e Febre Amarela, o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no inicio do mês, apontou alto risco de infestação.

O coordenador do setor, Reinaldo Fabri, informou que os “trinta agentes de combate a endemias percorreram, no início do mês, vinte e quatro bairros e 1353 residências foram vistoriados em três dias”. Foram encontrados 55 focos do mosquito Aedes aegypti.

Os focos, segundo Fabri, foram encontrados em caixas d’água, lonas, piscinas, latas, bebedouros de animais, ralos de banheiro, potes, pneus, tambores, frascos com água, plásticos, entre outros.

Ele pede atenção aos moradores dos bairros de Fátima, Palmeiras e Palmeirense em quanto aos cuidados em relação a proliferação do mosquito. Para ele, essas regiões inspiram atenção por parte dos moradores, pois são os pontos onde foram registrados os maiores números de notificações.

Com o resultado do LIRAa, foi constatado que o Município de Ponte Nova encontra-se com Índice de Infestação Predial (IIP) de 4,1%, o que indica um quadro de alto risco, o que não significa uma epidemia.

Ascom – Prefeitura de Ponte Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.