Com o intuito de construir uma política de turismo ativa para a cidade de Ponte Nova, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semct) deu início, no começo deste ano, a um trabalho de análise das demandas locais, através do contato com entidades ligadas ao setor.
A Semct recebeu, no dia 9 de janeiro, a presidente da Associação do Circuito Turístico Montanhas e Fé, Elizabeth Valadares, e o gestor do órgão, Marcílio Medeiros. Durante a visita foi discutida a renovação do convênio entre Ponte Nova e a Associação do Circuito, além dos primeiros entendimentos para o planejamento de ações e parcerias futuras.
A Secretaria também foi visitada, no último dia 18, por uma equipe do Instituto Rota Imperial, composta pela jornalista, Luiza Maklouf, e pela turismóloga, Mariana Rodrigues, com o intuito de realizar um levantamento do potencial turístico do percurso, estabelecer contatos para futuros projetos e produzir material audiovisual sobre a cidade.
É importante destacar que a Rota Imperial remonta o percurso da antiga Estrada São Pedro de Alcântara, que ligava Ouro Preto até a cidade de Vitória, no Espírito Santo, ainda no século XIX, passando por 17 municípios mineiros e 14 capixabas.
Ponte Nova também está localizada na zona de influência da Estrada Real - rota turística que desenvolve uma série de ações relacionadas às antigas estradas coloniais -, que ligava Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ponte Nova ainda deve realizar contato com o Instituto Estrada Real com o objetivo de firmar parcerias com vistas ao desenvolvimento turístico local.
Ascom – Prefeitura de Ponte Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.