Nesta quarta feira, 20 de fevereiro, no auditório do SAAE, aconteceu uma assembleia ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais – Cisab. A participação sinalizou que os municípios estão acreditando nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Cisab. Dos 24 municípios participantes no Consórcio, 15 enviaram representantes e outros 3 outros vieram para fazer suas inscrições. O próximo passo, para eles, é a aprovação, da Carta de Intenções, junto às suas respectivas Câmaras.
Na formação da mesa estavam Dr. Celito Sari, prefeito de Viçosa, a Vice-presidente da Associação Nacional das Empresas Municipais de Saneamento - ASSEMAE, Tânia Duarte, o Superintendente da Fundação Nacional da Saúde, Célio Gonçalves, o Diretor Administrativo-Financeiro do Cisab, Áureo Adriano do Cisab e Sanzio Borges, Diretor Presidente do SAAE de Viçosa.
O objetivo da assembleia foi a eleição do novo presidente e a definição da nova diretoria. O Dr. Celito Sari, que cumpriu o seu mandato e passa agora a presidência do Cisab. Ele falou da importância do Consórcio, enquanto estímulo para o setor do saneamento, e agradeceu aos companheiros que trabalham nesta jornada em prol do saneamento.
Como previsto no Estatuto do Cisab, para se candidatar a presidência a inscrição acontece através da manifestação espontânea dos prefeitos e a eleição pela manifestação do voto dos outros prefeitos presentes ou dos representantes nomeados.
O Prefeito de Ponte Nova Guto Malta foi eleito por 9 votos, contra 6 do prefeito de Manhuaçu, Janilton Coutrim Heringer. Os dois manifestaram entusiasmo pelo Consórcio e ressaltaram a importância deste associativismo para a administração pública municipal.
Neste mesmo sentido, Célio Rios, Superintendente da Funasa disse: "O Governo Federal sinaliza que a partir de 2014 todos os municípios terão que dar destinação correta para os resíduos sólidos e o governo também comunica que tem recursos para serem aplicados no saneamento, mas é necessário que os municípios apresentem seus projetos e que estejam em dia com as prestações das contas", para ele, o Cisab é um grande parceiro da Funasa, apoia no desenvolvimento de programas de saneamento que resultam em benefícios para a saúde pública. Uma vez que já existem ações, esta parceria pode facilitar os processos e a organização técnica dos documentos necessários para pleitear estes recursos.
Alguns especialistas falaram sobre questões técnicas do saneamento, sobre soluções e procedimentos que devem ser adotados para que os municípios possam pleitear recursos dos governos federal e estadual. Foi comunicado que está determinado, pela Funasa, o prazo de até dia 15 de abril para que os municípios possam cadastrar seus pleitos objetivando a execução de projetos de água e esgotamento sanitário. O Presidente, Guto Malta, disse que está articulando uma reunião no dia 15 de março para reunir os representantes dos municípios e esclarecer as questões pendentes. Foi enfatizado a necessidade de atualizar os orçamentos dos projetos, principalmente aqueles que estejam engavetados, para que não haja discrepância e insuficiência de saldo na realização das obras.
Nova composição do Cisab - Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico
Presidente - Paulo Augusto Moreira Malta
Diretor Administrativo-Financeiro - Irineu Cassani Franco
Superintendente - Áureo Adriano da Silva
Diretor Técnico - Sanzio Borges
Tânia Duarte, com informações do Cisab
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.