Ponte Nova (MG) - O prefeito Guto Malta recebeu os membros da Comissão Permanente de Negociação Coletiva (CPNC). A reunião aconteceu na tarde de hoje (21) e tratou da instalação e aprovação do regimento interno do órgão. A reunião também contou com a presença da secretária de Governo, Carminha Santos, da secretária de Gestão de Recursos Humanos, Ana Paula Pereira de Castro, e de representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e de Autarquias (Sindserp).
A CPNC foi instituída pelo decreto Nº 8.861/2013 e tem a função de mediar as discussões entre o funcionalismo público municipal e o Governo Municipal. Segundo o decreto, o prefeito considerou necessária a instalação de uma Comissão Permanente de Negociação Coletiva, no âmbito da Administração Pública Municipal. O órgão foi criado com o intuito de “estabelecer canal permanente, aberto e sistemático para apresentação de pleitos e discussão dos interesses da categoria do funcionalismo público municipal como instrumento institucional de resolução de conflitos”. O decreto ainda completa que a “negociação coletiva contribui para a modernização e a democratização das relações de trabalho no setor público, pautando das diretrizes para o correto encaminhamento das demandas e para o bom funcionamento dos serviços públicos”.
A entidade representativa é formada por doze membros, sendo seis representantes da Administração Pública Municipal e seis representantes dos servidores. Os representantes do Governo Municipal serão oriundos das Secretarias Municipais de Gestão de Recursos Humanos, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, de Fazenda, de Saúde, de Educação e do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes). O quadro de representantes dos servidores é formado por quatro membros do Sindserp e por dois servidores eleitos em assembleia convocada pelo Sindserp.
A CPNC tem competência para negociação de temas relativos a quatro grandes enfoques:
· Direitos Sindicais: discussão de questões de negociação coletiva, direito de greve e licença sindical entre outros.
· Diretrizes para Planos de Carreira: jornada de trabalho, progressão, avaliação e outros temas.
· Seguridade Social: saúde do trabalhador, assistência social e previdência/negociação com a Previdência.
· Mesa Econômica: Política Social.
O Decreto, além de trazer orientações sobre como deve se comportar a Comissão no tocante as discussões desenvolvidas, aponta que no caso de existência de conflitos, fica estabelecido que as partes envolvidas na CPNC deverão “privilegiar sempre a forma conjunta de solução dos conflitos, adotando a mediação e/ou arbitragem, por medida de celeridade e economia”. Para isso, o decreto aconselha a “participação de entidades da sociedade civil ou ainda do Ministério Público do Trabalho, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Superintendência Regional do Trabalho, dentre outras, a serem escolhidas consensualmente entre as partes”.
Membros da CPNC
Representantes da administração pública municipal
· Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) - Paulo Roberto dos Santos.
· Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa) - André Luiz Nunes Santos.
· Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) - Ivan José da Silva.
· Secretaria Municipal de Educação - Vanice Giardini Guimarães Lourenço.
· Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) Rogério Siqueira Pena.
Representantes dos servidores municipais
- Sindserp
· Antônio Ferreira Rodrigues Júnior.
· Marco Antônio de Assis.
· Solange Aparecida Monteiro Reis.
· Tarcísio Barbosa Martins.
- Representantes dos servidores municipais, eleitos em assembleia
· Arlinda Rosenilda Gomes Dias.
· Agripino Gonçalves da Luz.
Ascom – Prefeitura de Ponte Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.