quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

UFOP divulga ações de conscientização sobre a relação entre estudantes e o consumo de álcool e outras drogas

ufopNa próxima quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2013, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) divulga, em coletiva de imprensa marcada para 10h no prédio da Reitoria, um conjunto de ações de avaliação e conscientização para promover a reflexão quanto à relação do uso de álcool e outras drogas pelos estudantes da Universidade. As ações foram desenvolvidas a partir da mobilização da comunidade acadêmica, intensificadas após a morte de dois estudantes da UFOP.

Para efetivar as propostas, a Administração Superior, com o apoio da Pró-reitoria de Administração (Proad) e da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace), reforçou discussões e atividades na Universidade a partir de quatro pontos essenciais: investigação quanto às circunstâncias das mortes, alterações nos estatutos e regras internas da UFOP e das repúblicas, mobilização de pais e alunos, e realização de uma campanha permanente de conscientização, com início previsto para o Carnaval 2013.

Investigação

Um dos passos determinantes foi dado em 3 de dezembro de 2012, com a instauração da Comissão de Sindicância, criada a fim de apurar os fatos relacionados à morte do estudante Pedro Silva Vieira, aluno do curso de Química Industrial, ocorrida nas dependências da República Federal Saudade da Mamãe, na madrugada do dia 30 de novembro de 2012.

O reitor da UFOP, prof. João Luiz Martins, reuniu-se em mais de uma ocasião com representantes da Associação de Moradores de Repúblicas Federais de Ouro Preto (Refop) e da Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (Arrop) – composta pelas repúblicas particulares da cidade -, para discutir as questões relacionadas ao convívio dentro das moradias estudantis.

Mudanças na legislação

A partir de encontros de discussão e do trabalho da comissão de sindicância, a administração da Universidade alterou o estatuto da UFOP a fim de ampliar o leque de atuação da Instituição em casos de violência entre membros da comunidade universitária, mesmo quando ocorridos fora do ambiente acadêmico.

Mobilização

Em uma iniciativa pioneira e inovadora, está em composição um Conselho Consultivo Permanente composto por pais e responsáveis por alunos da UFOP. Mesmo com o quadro de alunos composto, quase em sua totalidade, por maiores de 18 anos, o objetivo é atuar na educação e conscientização dos jovens quanto à realidade que eles constroem no processo de amadurecimento e desenvolvimento de suas liberdades, direitos e deveres.

Essa mobilização é reforçada por um maior engajamento dos representantes da Refop e da Arrop na revisão dos Estatutos das Repúblicas e das práticas de seleção de novos moradores que possam ser consideradas nocivas ao convívio estudantil. Assim, a proposta é que os grupos trabalhem articulados, interferindo, entre outras questões, em uma seleção mais humanizada e no melhor uso das repúblicas como equipamento de permanência estudantil.

Ação e conscientização

O conjunto de ações promovido pela Universidade conta ainda com um reforço institucional na campanha de conscientização permanente intitulada “Avalie seu consumo”. Com o propósito de trazer a reflexão sobre os abusos e consequências do uso de álcool e outras drogas de maneira lúdica e provocativa, a campanha é parte das ações realizadas pela Universidade com o objetivo de discutir e promover mudanças no padrão do consumo de drogas lícitas e ilícitas na região.

Mais informações sobre as ações e a campanha serão divulgadas durante a coletiva de imprensa.

SERVIÇO:

Coletiva de imprensa: Divulgação de ações acerca do consumo de álcool e outras drogas

Data: 31 de janeiro de 2013, quinta-feira

Hora: 10h

Local: Reitoria da UFOP, Rua Diogo de Vasconcelos, 122, Pilar. Ouro Preto – MG.

TRANSPORTE:

A UFOP irá disponibilizar um carro para trazer jornalistas de Belo Horizonte para Ouro Preto, com saída prevista às 8h de quinta-feira, na casa de Belo Horizonte, situada à Rua Bernardo Guimarães, 1322, Lourdes.

Confirme sua presença pelo e-mail aci@ufop.br ou pelo telefone (31) 3559-1222.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados e não serão aceitas mensagens consideradas inadequadas.